O Ministério da Cultura divulgou, ontem à tarde, nota do ministro Gilberto Gil sobre o cantor americano Ray Charles, que morreu anteontem. É a seguinte a íntegra da nota:
“Ray Charles foi o grande pioneiro da música com esse sotaque que veio do soul americano, que hoje está no pagode brasileiro e em músicas de cantores de todo o mundo. Ele fez uma escola extraordinária da qual participou Stevie Wonder, que também é cego, como discípulo. Exatamente numa época em que tudo isso ainda era discreto, com a legitimidade intrínseca basicamente não consciente e não utilitária. Já tive o privilégio de encontrá-lo algumas vezes. A última foi no aeroporto de Paris… sou louco por Ray”. – Gilberto Gil Moreira – Ministro da Cultura.
O cantor e pianista Ray Charles vinha trabalhando num novo disco quando adoeceu. Mas, segundo informações do produtor John Burk à Associated Press, Charles terminara de gravar um álbum de duetos, com lançamento previsto para agosto, pela Concord Records. Nesse disco, o cantor e pianista conta com a participação de artistas como Willie Nelson, Diana Krall, Gladys Knight e Elton John.