Partindo da experiência do projeto ?Raízes Brasileiras?, que atendia crianças da Vila das Torres, a diretora de teatro Fátima Ortiz lançou no começo do ano o projeto de inclusão cultural ?Criança Encenação?. Crianças de 9 a 12 anos das escolas estaduais Doutor Xavier da Silva e Guaíra, aprenderam a arte de encenar. ?O projeto tem a intenção de contribuir com crianças que têm dificuldade de acesso à cultura?, afirma Fátima. Com duas aulas semanais, elas aprendem teatro, expressão corporal, plástica e sonora. ?No primeiro semestre trabalhamos todas essas áreas para depois tudo ser voltado para o teatro?, diz.
Nesse mês, as crianças mostram no palco o que aprenderam durante todo o ano no espetáculo Aos quatro ventos. São 80 crianças divididas em quatro turmas. Dentro do espetáculo encenam a terra, o fogo, a água e o ar. ?As crianças participaram ativamente da construção das cenas, das composições e pesquisa musical, trabalharam nos figurinos e ensaiaram bastante?, ressalta a diretora.
Para a montagem da peça as crianças partiram do número quatro e estudaram os valores da sabedoria indígena, dentro da qual a convivência pacífica com a natureza. ?Começamos em fevereiro e agora apresentamos o fruto de um trabalho onde a arte, a criatividade, os valores superiores, o amor à natureza e sobretudo nossa fé num mundo melhor, unem-se a esse espetáculo?, conclui Fátima.
A peça vai ser apresentada gratuitamente no Pé no Palco aos domingos e terá quatro apresentações no teatro dos respectivos colégios.
Serviço:
Peça: Aos Quatro Ventos – domingos 13, 20 e 27 de novembro às 11h no Pé no Palco – Rua Conselheiro Dantas, 20. Rebouças. Telefone – 3029 6860