Gabriel Braga Nunes (Giuseppe Garibaldi) e o ator espanhol Antonio Buil Pueyo (Alberto Rossetti) em cena. Rossetti é o intelectual e revolucionário italiano que se une a Giuseppe na Revolução Farroupilha e torna-se seu mentor e grande amigo. |
Cinco semanas de chuva ininterrupta foram o maior desafio enfrentado pela equipe do longa Garibaldi in America (título provisório), que desde 31 de outubro está sendo filmado em diversas locações em São Francisco do Sul, litoral de Santa Catarina. O clima provocou mudanças no cronograma: as filmagens deveriam se encerrar em 23 de dezembro, mas se estenderão até a primeira semana de janeiro. Nas próximas semanas devem ser rodadas as cenas de batalhas navais e terrestres, envolvendo efeitos especiais (tiros de armas e canhões, explosões, fogo), dezenas de figurantes, cavalos e dublês.
No final de semana (dias 3 e 4 de dezembro) algumas dessas cenas foram exaustivamente ensaiadas.
Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes são os protagonistas desta produção ítalo-brasileira. O longa-metragem, dirigido pelo italiano Alberto Rondalli – que também assina o roteiro e é co-produtor-reconstitui o período em que o italiano Giuseppe Garibaldi viveu no Sul do Brasil, lutando na Revolução Farroupilha ao lado dos republicanos.
Ao desembarcar em Laguna (SC), em 1839, Giuseppe conhece Ana Maria de Jesus Ribeiro, que abandona o marido – um humilde sapateiro da cidade – para se unir ao grande amor da sua vida. A jovem Aninha de Laguna torna-se, assim, Anita Garibaldi, e entra para a História como uma brava guerreira que acompanha Giuseppe em todas as batalhas.
Os produtores de Garibaldi in America são Rubens Gennaro e Virginia W. Moraes, sócios da Laz Audiovisual, sediada em Curitiba (PR). A produtora Laz é também responsável pelo longa Cafundó, dirigido por Paulo Betti e Clóvis Bueno, que foi filmado em cidades do Paraná. Cafundó foi recentemente agraciado com cinco prêmios em Gramado, inclusive melhor ator para Lázaro Ramos, e outras premiações e menções em festivais do Brasil e do exterior.
O primeiro longa da produtora paranaense foi Oriundi, de 1999, dirigido por Ricardo Bravo e rodado em Curitiba e arredores, com Anthony Quinn no papel principal.
ELENCO PRINCIPAL
GARIBALDI / Gabriel Braga Nunes
ANITA / Ana Paula Arósio
ROSSETTI / Antonio Puil Pueyo (ator espanhol)
JACINTO / Alexandre Rodrigues (Buscapé de Cidade de Deus)
TIO DUARTE / Paulo César Pereio
MELO MANSO / Chico Diaz
CANABARRO / Hélio Cícero
TEIXEIRA NUNES / Leonardo Medeiros
BENTO GONÇALVES / Paulo Betti
GRIGGS / Reginaldo Cardoso
MANOEL DUARTE / Eucir de Souza