A atriz Ana Paula Arósio faz o papel de Anita Garibaldi – a ?heroína de dois mundos?, como ficou conhecida em Santa Catarina – ao lado de Gabriel Braga Nunes como o protagonista Giuseppe, no longa-metragem "Garibaldi in America" (título provisório), atualmente sendo filmado no Sul do Brasil.

continua após a publicidade

O drama histórico é focado, cronologicamente, no período em que o italiano Giuseppe Garibaldi viveu no Sul do Brasil, lutando na Revolução Farroupilha ao lado dos republicanos.

"Garibaldi in America" começou a ser rodado nesta segunda-feira, 31 de outubro, na cidade histórica de São Francisco do Sul – ilha no litoral de Santa Catarina, próxima a Joinville.

Em São Francisco, mais de vinte locações (locais de filmagem) serão utilizados, tanto em praias quanto em outros cenários – como a  histórica Casa Açoriana da cidade. Também em São Francisco está aportado o barco Seival – peça importante do filme, é praticamente um personagem, e foi detalhadamente preparado pela equipe de arte da produção durante mais de um mês de trabalho. Outras embarcações também serão utilizadas para as cenas de batalhas no mar.

continua após a publicidade

Depois de quatro semanas em São Francisco, a produção se desloca para filmagens em Lages, interior de Santa Catarina. Lá, cenários e locações escolhidos representam parte de Laguna, cidade natal de Anita.  Por fim, na última semana de filmagens, a equipe filma em Campo Largo, pequena cidade nos arredores de Curitiba (PR). As filmagens devem se encerrar no dia 23 de dezembro.
"Garibaldi in America" é uma co-produção Brasil-Itália. O diretor do filme, que está no Brasil desde agosto, é o italiano Alberto Rondalli (45), que também assina o roteiro. Ele entra, ainda, como co-produtor do longa. Futuramente, durante montagem e pós-produção, que serão realizadas na Itália, o filme deverá receber aportes financeiros ? ainda não dimensionados ? de investidores daquele país.

Até o momento, a produção é orçada, dentro com as leis brasileiras de captação  de recursos por renúncia fiscal, em R$ 3,8 milhões. A verba custeia pré-produção e filmagens. Demais aportes financeiros via Itália bancarão pós-produção e inclusão de efeitos especiais.

continua após a publicidade

A produção está gerando cerca de 200 empregos diretos ? muitos deles, com a mão-de-obra local de São Francisco do Sul. Somente na produção de figurinos, a figurinista Maria Diaz comanda uma equipe de 23 pessoas. Mais de 800 figurantes de São Francisco, Lages e Curitiba participarão de cenas de batalha e povoado.

O diretor

Alberto Rondalli tem em seu currículo outros filmes ? um longa-metragem, ?Il Derviscio?, co-produzido entre Itália e Turquia, um média-metragem, ?Quam Mirabilis?, e curtas filmados na Itália, além de passagens por teatro. Rondalli é conhecido por ser um diretor ligado a temas centrados na figura humana e seus conflitos.

Com seu trabalho, Rondalli deve conferir à saga romântica e heróica dos personagens Giuseppe e Anita um olhar especial. Os sentimentos de Anita ? uma mulher à frente de seu tempo, que abandonou o marido para se unir a Giuseppe ? são a força motriz da história de garra e paixão que levou o casal a se amar mutuamente e à causa política, lutando juntos pela República na Guerra dos Farrapos. Sem deixar, claro, de dar importância à reconstituição primorosa de fatos que contribuíram para a história recente do Brasil, fator que levou Rondalli a uma minuciosa pesquisa iconográfica da época.