Toda a graça e a sensibilidade da música e da dança do sul da Espanha estarão nos palcos de Curitiba esta semana. Durante aproximadamente uma hora, a Compañía Luna de Sevilla apresenta no Teatro da Reitoria o espetáculo Libertad, com alguns dos mais tradicionais ritmos da dança flamenca.
Entre as coreografias, destaque para Seguiriyas, considerada uma das mais emotivas do gênero. Segundo a companhia curitibana, as “seguiriyas” costumam representar uma descarga de ódios acumulados, perseguições, amores abandonados, como um “desabafo perante a morte implacável”. Outro número importante é Buleria, um dos mais difíceis ritmos flamencos, pois exige do bailarino uma mistura perfeita entre técnica, ritmo e graça.
Completam o programa ainda as coreografias: Alegrias, Rondeña, Farruca, Tientos, Caña, Bulería e Tangos, acompanhadas pelos músicos Murillo da Rós (violão), Luciano Vassão (percussão), Andrea Mara Gutierrez (voz), Maska (guitarra e violino) e Rodriggo Vivazs (voz).
Contando com cerca de 20 integrantes entre músicos, bailarinos e equipe técnica, a companhia é uma das mais conceituadas do País, justamente por apresentar um flamenco inovador sem se distanciar das tradições espanholas. Vinculado ao Centro Espanhol do Paraná, o grupo é reconhecido pela Consejería de Cultura y Gobernación de la Junta de Andalucía, do governo espanhol, e conta também com o apoio do Consulado da Espanha.
Mais flamenco
De quinta a domingo, a Cia. Lucero de Triana, também de Curitiba, apresenta no Centro Cultural do Portão o espetáculo Caminos. Com direção das bailarinas Cristiane Macedo e Ana Lucía Diaz e do músico Luciano Romanelli (guitarra flamenca), o show conta com os três, mais Renato Zimermann (guitarra flamenca e vocal) e os alunos Eduardo Passos e Fabíola Costa, e como convidados a bailaora paraguaia Miriam Galeano, o guitarrista Jony Gonçalves e o contrabaixista Jonas Cella.
Libertad, com a Compañía Luna de Sevilla: terça e quarta às 21h no Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1.299). Ingressos a 10 reais.Caminos, com a Cia. Lucero de Triana: de quinta a sábado às 21h e domingo (dia 10) às 20h, no Auditório Antonio Carlos Kraide / Centro Cultural do Portão (Av. República Argentina, 3.440. Ingressos a 10 e 5 reais (estudantes).