A batucada do samba e ritmos contagiantes estarão em Curitiba hoje, na estreia do projeto Sacode Curitiba. O ritmo será ditado pelo cantor, compositor e instrumentista Ivo Meirelles, criador do grupo Funk’n Lata, e pela bateria da escola de samba da Mangueira, do Rio de Janeiro. O show, inédito na capital paranaense, acontece no Curitiba Master Hall.
Meirelles também preside a escola de samba da Mangueira, uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro. Ele começou a carreira lá mesmo, onde compôs o samba-enredo campeão do carnaval carioca em 1986.
O som de Meirelles ultrapassou os muros da escola na década de 1990, quando montou o Funk’n Lata. Uma mistura de vários instrumentos com estilos diferentes trouxe uma sonoridade única para o País. “Tudo começou depois de experimentar a bateria da Mangueira, tocando Vida bandida, com o Lobão”, relembra Meirelles.
O Funk’n Lata realizou apresentações com nomes importantes da música brasileira e fez turnês pela Europa, onde permanece popular e a recepção é melhor.
“Aqui eu não sei o que acontece… de verdade. O Funk’n lata surgiu em 1994. Por onde tocava, atraía a curiosidade pela diferença do visual e resultado sonoro… mas não conseguia estourar. Aconteceu, que demos algumas aulas pra galera que acompanhava o Pedro Luis (A parede). Os caras tomavam aulas com a gente. Depois, recrutaram uma galerinha e montaram o Monobloco. Boom! Estourou. O Monobloco é uma cópia do que fazia o Funk’n lata. Até o repertório é o mesmo. O que acontece? Não sei…”, comenta Meirelles.
Ele tem uma história de anos na Mangueira e se tornou presidente de uma das agremiações mais tradicionais do País. Mas a rotina mudou. E ter a apresentação dele em Curitiba será um privilégio.
“Era um sonho (ser presidente). O que mudou é que já não consigo mais fazer meus showzinhos como de hábito. Adoro tocar… mas devido a agenda do presidente ser algo de muitos compromissos, estava me sentindo muito cansado… Dormindo 3 horas por noite, por causa dos shows e compromissos, seguidos… Sofro demais, longe do palco”, conta, relevando que hoje as baterias de escola de samba animam até festa de 15 anos e casamentos.
Projetos
Paralelamente, Meirelles ainda tenta levar projetos pessoais, como o lançamento de um novo CD. No entanto, o tempo ainda continua sendo o maior problema. Mal acabou um Carnaval e ele tem que pensar no próximo. Enquanto isto, o público curitibano poderá acompanhar todo o talento do homem que surgiu de cabelo pintado e deixou o País alvoroçado.
A apresentação de hoje integra o projeto Sacode Curitiba, uma iniciativa do movimento Curitiba é show, criado pela produtora Oxigênio Eventos e pelas agências Players e Wellcome Trips, em parceria com a agência Combo. Serão realizados diversos eventos inspirados no Rio de Janeiro. Outro show confirmado no projeto é o de Jorge Ben Jor.
Serviço
Funk’n Lata e Bateria da Mangueira, com Ivo Meirelles, no Curitiba Master Hall (Rua Itajubá, 143, Portão). Abertura da casa às 21h e show às 1h. Ingressos a partir de R$ 30 (meia-entrada para estudantes, doadores de sangue, pessoas acima de 65 anos e para quem doar um quilo de alimento não perecível). Vendas pelo Disk Ingressos (3315-0808), www.diskingressos.com.br e quiosques nos shoppings Mueller, Estação e Total. Menores de 18 anos somente com acompanhante.