Quando a Globo começou a sondar Rodrigo Veronese para interpretar o Lucas de Paraíso tropical, a última coisa que o ator esperava era voltar para a televisão. Na época, Rodrigo estava em Portugal, tentando engatar um projeto no teatro. Tudo estava dando certo e a peça já estava em pré-produção, quando uma viagem para visitar a família em São Paulo mudou os rumos do rapaz. ?Fiquei receoso porque era uma participação especial. Mas vi que o papel era bom e decidi apostar?, explica.
Rodrigo tem nas mãos um papel que deve causar uma reviravolta na novela das oito. Apesar de participar de apenas 60 capítulos da trama de Gilberto Braga, seu personagem será o responsável pelo fim do casamento do empresário Antenor, de Tony Ramos, com Ana Luíza, de Renée de Vielmond. A diferença de idade entre o jovem e a esposa traída não será empecilho para o romance. ?Interpreto um homem desiludido com o amor. É legal mostrar que estabilidade emocional vale mais do que ter uma gostosona ao lado?, afirma.
Na novela, Lucas é o melhor amigo de Daniel, interpretado por Fábio Assunção. Assim como o mocinho, o personagem tem como características a boa educação e a sensibilidade aguçada. Tanto que fica evidente uma ponta de inveja cada vez que ouve o companheiro falar de seu amor por Paula, de Alessandra Negrini. Esse é o principal ponto em comum com o próprio Rodrigo. ?Tenho a alma feminina e isso nos aproxima. Sou um cara extremamente romântico?, entrega o ator descendente de italianos.
Rodrigo pretende colher bem os frutos de sua participação na novela. Como o contrato com a emissora termina assim que seu personagem deixar a história, o ator deve investir em um projeto teatral ainda neste ano. E, dependendo da repercussão do trabalho na tevê, não está descartada a possibilidade de entrar em alguma outra novela na própria emissora. ?Sou um cara muito determinado. Sou ator e gosto do que faço. Se rolar um convite, aceito na hora?, avisa.
Rodrigo mantém os planos de montar uma peça em Portugal. Agora, depois de uma passagem pelo horário nobre global, espera concretizar o projeto ao lado de uma atriz portuguesa. ?Não dá para negar que aparecer em uma novela da Globo acaba projetando. Isso pode me favorecer?, reflete.
Caminho inverso
Com tantos atores atualmente deixando a Globo para entrar no ?cast? de outras emissoras, Rodrigo fez exatamente o caminho inverso. Apesar de sua formação na televisão ter começado na Escola de Formação de Atores da Globo – ele foi da primeira turma formada em São Paulo -, Rodrigo foi contratado durante três anos pela Record.
Foi em 2002 que o ator trocou de casa e assinou com o SBT para dar vida ao Alberto de A Pequena travessa. ?Foi um trabalho muito bacana?, diz.
A carreira de Rodrigo Veronese, porém, começou com comerciais. O ator, hoje com 36 anos, aos 19 já participava de propagandas na televisão.