A Funarte, com o patrocínio da Petrobras, promove o retorno do célebre Projeto Pixinguinha agora em sua nova fase. A cerimônia oficial aconteceu ontem e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Cultura, Gilberto Gil, do presidente da Funarte, Antonio Grassi, do presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, músicos e cantores. Na ocasião foi divulgado o edital do projeto, que é de âmbito nacional.
Suspenso em 1997, o Projeto Pixinguinha retoma agora sua trajetória com estréia prevista para setembro deste ano. Ana de Hollanda, diretora do Centro da Música da Funarte, define qual será o novo formato do projeto:
“Para esta nova fase do Pixinguinha serão formados quatro roteiros, com diferentes elencos, que farão 93 shows, reunindo 36 artistas e cerca de 84 músicos acompanhantes. Os espetáculos acontecerão, simultaneamente, a cada mês, nas cinco regiões do país, Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste “.
Os artistas programados para o Projeto Pixinguinha de 1997, que não se realizou, já estão pré-selecionados para compor os primeiros elencos de 2004. São eles: Billy Blanco, Caio César, Dona Ivone Lara, Ellen de Lima, Época de Ouro, Jane Duboc, Jards Macalé, Joyce, Mário Adnet, Miltinho, Ná Ozetti, Nó em Pingo d?Água, Sebastião Tapajós e Zé Renato, alguns dos quais estavam presentes na cerimônia em Brasília.