Fumiko Shiraga é natural de Tóquio, mas vive na Alemanha.

continua após a publicidade

Passada a primeira fase da Semana Beethoven em Curitiba, onde quatro pianistas selecionados pela Secretaria da Cultura tiveram um master class com o pianista irlandês John O?Conor, entre os dias 22 e 24 de maio, hoje tem início a fase de concertos. O nome da primeira artista a se apresentar é Fumiko Shiraga.

Natural de Tóquio (Japão), a pianista vive na Alemanha desde os seis anos de idade. Em 2002 ela esteve em Positano (Itália), onde participou de um curso de interpretação em Beethoven com O?Conor. Entre suas principais apresentações estão concertos solo com as orquestras da Alemanha, Holanda, Áustria, Rússia e outras. A Semana Beethoven termina no domingo, com um concerto da OSP em comemoração aos 21 anos de sua existência.

No recital de hoje, Fumiko Shiraga toca variações em Fá maior Op.34, Sonata n.º1 em Fá menor Op.2 n.º 1, Sonata n.º 2 em Lá bemol maior Op.2 n.º 2 e Sonata n.º 23 em Fá menor Op.57 Appassionata. Seu conhecimento em Beethoven foi registrado em CD com a gravação dos concertos número 1 e 2 em versão de câmara. O trabalho se chama Beethoven Piano Concertos n.ºs 1 & 2, Chamber Version (2000). Em uma hora de gravação, foram registrados os concertos para piano n.º 1 em C maior, Op.15 e concerto para piano n.º 2 em B maior, Op.19.

Segundo o crítico musical Christopher Abbot, Fumiko é uma artista formidável e sua combinação de técnica, sensibilidade e comprometimento em seus concertos para Beethoven são impressionantes. ?O concerto n.º 2 é especialmente excitante. Nos movimentos lentos ela me convenceu que sua arte não tem exageros para encontrar o gesto romântico?, assina Abbot em artigo para a revista Fanfare.

continua após a publicidade

Outros trabalhos de destaque que Fumiko gravou são dois concertos de Chopin em uma versão para piano e quintetos de cordas (1997), obras para piano de Anton Bruckner (2001), e desde 2003 ela vem trabalhando em uma série completa de concertos para piano de Mozart, com arranjo de Hummel para piano, flauta, violino e celo. O trabalho deve ser concluído em 2006. Fumiko concluiu seus estudos para piano em 1995, em Hannover.

Mesmo antes da graduação, ela recebeu diversos prêmios internacionais. Em 1989, ela foi condecorada pela International Schubert Competition, em Dortmund, com o prêmio especial e quatro anos depois foi premiada na Competição Internacional de Chopin, em Göttingen.

Serviço:

continua após a publicidade

Recital com a pianista Fumiko Shiraga no Museu Oscar Niemeyer, hoje, às 20h30. Ingresso à venda no local por R$10.