francis_hime_1.jpgNeste final de semana o Teatro da Caixa estará apresentando Francis Hime, um artista símbolo da excelência de nossa MPB e uma a síntese da união da música popular com a clássica. Maestro, com formação em piano clássico, Francis morou alguns anos na Suíça, aperfeiçoando sua técnica, mas foi a partir da década de 60 que despontou no cenário nacional ao compor em parceria com artistas do porte de Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Paulo César Pinheiro, algumas das mais belas canções brasileiras da segunda metade do século XX.

continua após a publicidade

Uma boa parcela dessa produção pode ser conferida no songbook ?Francis Hime ? álbum musical? relançado recentemente pela Biscoito Fino em CD e livro (Editora Gryphus) e que o maestro ultimamente vem levando aos diferentes palcos brasileiros.

O show que ele apresentará no Teatro da Caixa, como o CD e o songbook, é uma celebração à obra de Francis que, mesmo distante de finalizada, é daqueles casos que permite consagrar em vida a contribuição de um artista para sua cultura. Francis faz apresentações marcadas pelo intimismo, alternando momentos de grande vibração. São músicas que, antes de tudo, se consagraram como clássicos de nosso cancioneiro e que o público já estabeleceu uma relação de intimidade.

Segundo o compositor, a intenção deste trabalho vai além da compilação de suas parcerias mais marcantes. O projeto nasceu do desejo de confraternizar com os amigos os anos de estrada. Para cada música, uma ligação afetiva, indicando um intérprete que melhor se encaixasse ao perfil da composição. ?No show conto as histórias de algumas dessas canções e como pensei cada uma delas para as vozes que as interpretam no CD. O espetáculo tem um potencial de comunicação incrível e estabelece uma ligação direta dessas músicas com o compositor, que muitos não sabem terem sido compostas por mim?, afirma Francis.

continua após a publicidade

Para este show, Francis Hime mudou a seqüência das 18 faixas do CD. ?Clara?, homenagem a Clara Nunes, feita em parceria com Geraldo Carneiro, abre o show num clima de descontração de uma roda de samba. Na seqüência vem ?Pivete?, letra de Chico Buarque, que no álbum conta com interpretação singela de Caetano Veloso, ?Sem mais adeus?, sua primeira composição com Vinícius de Moraes, e um desfile de parcerias com Chico Buarque. São, aliás, as dobradinhas com o compositor dos olhos azuis que dão o tom ao show num desfile de clássicos que molduram o imaginário de tantos brasileiros, traduzindo em melodia e letra o próprio modo de ser do nosso povo. Estão presentes ?A noiva da cidade?, ?Meu caro amigo?, ?Embarcação?, ?Atrás da porta?, ?Luiza?, ?Passaredo?, ?Pássara?, ?Trocando em miúdos? e ?Vai Passar?, que segundo o maestro é a mais apropriada para fechar a noite. 

Serviço
Show de Francis Hime. Teatro da Caixa de 2 a 4 de dezembro (sexta e sábado, às 21 horas e domingo, às 19 horas). Ingressos a R$ 16,00 e R$ 8,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações 3321-1999. 

continua após a publicidade