Fotos de Zig Koch homenageando Curitiba pela passagem dos seus 312 anos estão em exposição no ParkShopping Barigüi. É a mostra ?Retratos do Brasil?, que tem 29 imagens de Curitiba captadas por ele. O trabalho foi realizado em conjunto com a jornalista Maria Celeste Corrêa ao longo de 2 anos, que resultou num livro de 64 páginas. Ficará até o dia 31.
O aniversário de Curitiba é o motivo da exposição documentário ?Um olhar periférico?, do jornalista, poeta e escritor Marcos H. Guimarães, no saguão do segundo andar da Biblioteca Pública do Paraná. Reúne textos, poesias, fotos e cartoons sobre a vida de cinco bairros da cidade (Orleans, São Braz, Santo Inácio, Campo Comprido e Campina do Siqueira). Ficará até o dia 31.O Museu Paranaese está realizando a mostra ?Raízes do Paraná -Os Alemães, Lange de Morretes, Scherenschnitt, a arte alemã do recorte com tesoura e História e Sedução. Ficarão abertas até i dia 29 de maio, com entrada franca, na Rua Dr. Kellers, 289 – Alto de São Francisco. A mostra tem fotos, objetos e documentos sobre a imigração germânica no Estado, que começou no ano de 1830.
Jair Fantin e Luiz Pompeo realizam exposição de esculturas em madeira e técnica mista de ferro e madeira. Jair trabalhou muito tempo na lavoura e começou a esculpir tirando modelos de gravuras em folhinhas. Luiz, por sua vez, mostra esculturas em diversos tamanhos, como carros de boi, pinheiros e a gralha azul. É na Sala do Artista Popular anexa à SEEC (Rua Saldanha Marinho esq. de Ébano Pereira). Ficarão até o dia 14 de Abril.
A História do Teatro Paranaense está sendo contada em duas exposições que são realizadas no saguão do Centro Cultural Teatro Guaíra. Uma delas é sobre os 40 anos do Teatro de Comédia do Paraná, que ficará aberta até dia 31, e a outra é sobre a 2.ª Etapa da exposição Troféu Gralha Azul – 25 anos.
A artista plástica Irani Carini está apresentando seu trabalho em exposição no espaço cultural da Assembléia Legislativa. Ficará até o dia 25. As visitas devem obedecer o horário comercial.
5 Expressões, exposição no Conselho Regional de Medicina, acaba de ser inaugurada, devendo permanecer até o dia 15 de abril. Participam os artistas plásticos Celso Setogutte Kami, Abdalla Preus, Maria de Francisco, Maria Maria Luiza Moleri Kozicki e Osny Preuss. O espaço cultural CRMPR, novo pólo de cultura curitibana, fica no piso S2 da sede do Conselho, à Rua Victório Viezzer, 84 – Vista Alegre.
O Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336) em homenagem à artista plástica Gilda Belczak, está com a exposição de bonecos ?Gilda Belczak e o Teatrinho do Saci?, com obras do acervo do museu e sob curadoria de Rossano Silva. Gilda Belczak morreu em 1969, com apenas 25 anos de idade. Essa exposição, além de homenageá-la, pretende resgatar uma parte da memória do teatro de bonecos de Curitiba. Informações pelo fone (41) 222-8262.
O Museu Oscar Niemeyer (MON) (Rua Marechal Hermes, 999) apresenta a mostra ?O Mundo das Imagens do Inconsciente?. Entre pinturas, desenhos, esculturas e fotografias, serão apresentadas 184 obras de oito artistas. A maior parte delas é inédita e permanecerá em cartaz no MON até 22 de maio. Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h30h (bilheteria aberta somente até às 17h45 para venda de ingressos). Preços: R$ 4,00 adultos e R$ 2,00 estudantes identificados. Crianças de até 12 anos, maiores de 60 e grupos de estudantes de escolas públicas, do ensino médio e fundamental, pré-agendados não pagam. Agendamento prévio para escolas pelo e-mail: agendamento@mon.org.br ou pelo tel.(41)350-4418.