Com mais de 800 fotografias inscritas, a 2.ª edição do Prêmio New Holland de Fotojornalismo distribuirá R$ 23 mil em prêmios. O concurso conta com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura (MinC). Entre os trabalhos inscritos estão imagens de repórteres fotográficos de jornais, revistas, cooperativas agrícolas e secretarias de diversos estados da nação.
Aliocha Maurício |
Com uma das maiores produções agrícolas do País, o estado com maior número de inscritos foi o Paraná, com 335 fotos, bem à frente do segundo lugar em número de inscrições, São Paulo, com 134. Outros estados como Rio Grande do Sul, Goiás, Rio de Janeiro e Pernambuco também possuem participantes.
Chuniti Kawamura |
O tema central do concurso é a agricultura; com 541 fotógrafos concorrendo, os trabalhos atentam para a diversidade brasileira no setor. Entre os diversos profissionais concorrentes estão Atila Alberti, Aliocha Maurício, Chuniti Kawamura e Walter Alves, da equipe de fotografia de O Estado. Nestes trabalhos foram registradas imagens de plantações, armazenamento e um curioso acidente no transporte de soja feito por caminhão.
Walter Alves |
Segundo a promoção da New Holland, o objetivo do prêmio é destacar o papel do setor agrícola no desenvolvimento econômico, político, social e cultural do Brasil. Para o diretor de comunicação da empresa na América Latina, cada região possui uma peculiaridade no cultivo e manejo agrícola. Do material reunido no concurso pode-se fazer uma análise da cultura agrícola brasileira.