O Senac São Paulo promove a partir de amanhã a exposição ‘Cerrado: imagens de fronteiras e transformações’, do fotógrafo documental inglês Peter Caton (www.petercaton.co.uk), na unidade Lapa Scipião, em São Paulo. Fotos inéditas dele mostram a devastação que a região tem sofrido continuamente nas últimas décadas, onde grandes áreas transformam-se rapidamente em pastagens e monoculturas, enquanto em outras a vegetação continua a ser extraída para produção de carvão.
A exposição, que será inaugurada às 19 horas de amanhã, fica em cartaz até 20 de janeiro de 2011 e tem a curadoria de João Kulcsár. Nascido em 1976, Caton trabalha como fotógrafo profissional desde 1998 e dedica-se desde então à documentação de temas relacionados a causas humanitárias e sociais.
De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e sua área está distribuída pelos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, abrangendo 196.776.853 quilômetros quadrados.
‘Cerrado: imagens de fronteiras e transformações’ faz parte da programação do evento Ritmo, que reúne palestras nas áreas de comunicação, design e animação. Os interessados em participar das palestras podem se inscrever gratuitamente no site: www.sp.senac.br.