Fotografia
A Fotografia é uma tecnologia humana utilizada para produzir imagens gráficas de grande realismo. É considerada por muitos uma forma autêntica de expressão artística. Na verdade, artistas e não artistas têm se deliciado ao longo de quase dois séculos com as ima-gens técnicas mais próximas da realidade natural que o homem já foi capaz de gerar.
Da fase criativa do século XIX à fase da grande inovação tecnológica do século XX (a digital), passando também por um forte apelo humanista, a Fotografia chega ao século XXI para enfrentar desafios que foram até então apenas parcialmente vislumbrados ? e vislum-brados somente pelos pensadores de maior profundidade, como Villém Flüsser.
Diante das necessidades que já estamos enfrentando no século XXI, e mesmo no Brasil, podemos dizer que a Fotografia é uma tecnologia de conhecimento dos universos humanos exterior e interior. A Fotografia é uma das tecnologias que a humanidade está fazendo uso para vivenciar integralmente uma nova era.
Era do Conhecimento
De um modo geral, as formas de pensamento que a sociedade tem feito uso para com-preender a realidade estão cada vez mais longe de alcançar a verdade. Em outras palavras, estamos cada vez mais distantes da compreensão da realidade efetiva quando nos utilizamos dos padrões de pensamento que imperaram no conturbado século XX ? e que ainda impe-ram sobre nossas visões de mundo.
Porém, de uma coisa podemos estar certos: o século XXI compõe a era do conheci-mento, da riqueza gerada pela criatividade humana. Os Estados Unidos, por exemplo, espe-ram continuar perdendo anualmente dezenas de milhares de empregos na área manufaturei-ra para países como Índia, China e Brasil, dentre outros. Porém, pretendem gerar fortemente empregos nas chamadas áreas criativas. O ser humano, então, volta inevitavelmente a estar no foco de todas as atenções.
E a criatividade passa a ser investida de uma nova força. Pois da mesma forma que existe o colesterol bom e o mal, existe também a boa e a má criatividade. A criatividade imperativa da era do conhecimento é a boa criatividade, ou seja, aquela que leva a um co-nhecimento efetivo da realidade; aquela que leva à verdadeira inovação humana; que repre-senta a solução contínua e sistemática de nossos maiores problemas.
Então, o ser humano é o fator essencial dos avanços que levarão a uma vida melhor. Esta pessoa criativa é culturalmente fundamentada nos quatro grandes campos do conheci-mento humano: o intelectual, o emocional, o físico e o espiritual. O ser humano em questão deve saber adquirir e gerar cultura; deve ser sensível às necessidades humanas e gerador de ligações interpessoais; deve estar apto a desenvolver o conhecimento prático necessário para a geração de riqueza; e saber se fundamentar com princípios e valores universais, os quais revelam o melhor caminho para a solução dos problemas decisivos que a vida nos impõe.
Existem algumas práticas que têm o poder de criar, sinergisticamente, o ambiente favo-rável ao desenvolvimento destes conhecimentos. A Fotografia, quando praticada de forma apropriada, pode ser uma delas.
Roberto Lopes (robertolopes@pron.com.br) é fotógrafo, pesquisador da imagem e editor do site de Tecnologia Fotográfica exclusivo do Paraná-Online ? Pensamento Fotográfico. Atualmente trabalha em um livro sobre a dimensão intelectual da Fotografia.