A casa de chão batido extraordinariamente limpo, panelas reluzentes penduradas próximas ao fogão, gestos simples e olhar singelo de um rosto de mulher marcado pela vida, foram alguns dos detalhes captados pela lente da fotógrafa paranaense Fernanda de Castro, e que compõem duas exposições fotográficas: ?Comunidades Rurais do Paraná ? Brasil? e ?De Encantos e Universos?. As duas mostras estão sendo apresentadas esta semana na França, a primeira na cidade de Lyon e a segunda em Albertville. Ambas estão inseridas na programação ?Ors et tresors du Bresil? abertas para visitação até o final de novembro na agenda do Ano do Brasil na França.
A série de 30 fotos foi interpretada pelo texto do jornalista e poeta, Zeca Correia Leite e leva a curadoria de José Henrique Ferreira. ?Essas mulheres, habitantes de comunidades rurais do Estado do Paraná – Brasil, há uma espécie de batismo, de culto de sentimento, uma alegria de viver, um apaixonado olhar pela existência que transcende à própria felicidade, o sofrimento, a dor?, diz um trecho do texto. ?Essa marca feito tatuagem na alma, é como um poema a ser escrito, um segredo não desvendado, enigma dos temperos, de canções inaudíveis, perfumes e águas, mistérios de ofertório e rezas?.
Fernanda conta que o trabalho começou pelo interesse de documentar as características da vida no campo. Com isso, a fotógrafa percebeu a distância existente entre a questão do consumo e vida da mulher que trabalha na zona rural. ?É encantador observar a forma com que lida com a arte de decorar a sua casa, o seu pequeno universo doméstico?, observa. ?É a colher de pau colocada de forma prática, porém com função também decorativa, assim como as panelas muito bem areadas e sempre prontas para o uso?. Contudo, o que mais enternece ? destaca ela, ?é a hospitalidade dessa gente humilde e cativante?.
Fernanda de Castro é formada em Jornalismo, com especialização em Artes Plásticas, fotógrafa que integra a equipe do governo do Estado e tem obras no acervo do Instituto Brasil-Espanha. Vencedora do I Prêmio Esportivo de Jornalismo tem ainda premiações conferidas nos salões de artes plásticas de Maringá e Ibiporã. As exposições têm o apoio do Governo do Paraná, por intermédio da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos e Celepar.