Em nosso País, por onde quer que passemos, encontramos uma vibrante diversidade cultural e, ao mesmo tempo, traços comuns de identidade." O comentário é da fotógrafa Ges Braga, ao analisar sua exposição que abre nesta terça-feira (8), no hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná, com apresentação do "Tambor de crioula". A mostra reúne seus primeiros passos na fotografia e as primeiras viagens rumo ao Norte. "Nestes registros resgato o Brasil multicolorido, com suas diferenças étnicas, religiosas e culturais, que daqui do Sul não temos o hábito de prestar atenção", diz.
"Revisitas a Norte" traz parte das experiências e contatos com as pessoas no decorrer do caminho. "Aliás, o foco principal são as gentes que em encontros individuais ou coletivos traduzem a riqueza humana", explica Ges. Compondo esse mosaico figuram feiras-livros, mercados públicos e festas populares, como o "Tambor de Crioula", do Maranhão, "O pau de São Sebastião", Bahia, "Reis", Bahia, "Cabacinhas", Sergipe, e "Enterro do ano", Bahia. Há, ainda, alguns fortuitos encontros.
Emoções Segundo Gez, outro caráter da revisita dessa exposição "diz respeito a algumas experiências especiais. Boa parte dos fotografados recebe, pelos Correios, suas fotos. Nessas trocas de correspondência, algumas amizades são construídas e há reencontros e emoções que têm na fotografia o elemento de ligação, de contato". A mostra fica em cartaz até o próximo dia 19.
Serviço:
Exposição fotográfica: Revisitas a Norte
Fotógrafa: Ges Braga
Data: 08 a 19 de novembro
Local: Hall térreo