Foto: Divulgação |
O grupo trabalha com peças da música popular brasileira. continua após a publicidade |
O grupo de acordeonistas Fole Harmônico é a atração de hoje, às 20h, no Auditório do Sesi-Portão, dentro do projeto Quinta do Sesi. O espetáculo tem como proposta resgatar o espaço do acordeom dentro do histórico da música popular brasileira em Curitiba, além de apresentar o instrumento em uma nova formação.
A idéia de formar um conjunto de acordeonistas começou a ser colocada em prática em 2004, reunindo alunos, músicos amadores e profissionais da cidade e região metropolitana. O grupo trabalha com peças da música popular brasileira e alguns ritmos característicos desse instrumento, como o tango e a marcha. Dentre os compositores escolhidos para interpretação do grupo estão: Pixinguinha, Ramon S. Rios, Lupicínio Rodrigues, Catulo da Paixão Cearense, Astor Piazzolla, entre outros, além do curitibano Waldir Teixeira, responsável pela direção artística do grupo.
O Fole Harmônico é formado atualmente por 13 acordeonistas, que se reúnem regularmente para ensaios e ampliação de repertório. Os arranjos são escritos especialmente para esta formação, procurando valorizar as diversas possibilidades do acordeom, instrumento conhecido por seu caráter solista, mas que no grupo absorve um caráter de orquestra. O espetáculo conta ainda com peças solo e para pequenas formações, como duos e quartetos, estes saídos da própria formação do grupo.