Foto: Divulgação |
Há programação em teatros, auditórios, praças, na rua, em bares e museu. Júpiter, a conquista da galáxia é uma das peças que estréiam hoje no Festival. continua após a publicidade |
Hoje começa o 17.º Festival de Teatro de Curitiba (FTC). A partir de agora até o próximo dia 30, as artes cênicas – e outras – estão espalhadas por 62 diferentes espaços da cidade. Em teatros, auditórios, praças, na rua, em bares ou casas noturnas e até em museu e outros espaços alternativos, haverá programação. De graça ou não, são peças, mostras, danças, show de comédia e muitos outros espetáculos. São locais, nacionais (de norte a sul) e até de outros países.
Em números, o Festival de 2008 se resume em mais de 184 mil assentos e mais de 181 mil ingressos disponíveis para as 1.067 apresentações. Ao todo são 283 espetáculos, nos quais estão envolvidos 1.500 artistas e técnicos. Porém, em diversidade, novidades e cultura, o evento tem um significado muito mais amplo.
A Mostra de Teatro Contemporâneo, a principal, vem com 21 espetáculos. Desses, sete são estréias nacionais. São elas Beatles num céu de diamantes, no dia 21, às 20h30, no Guairão; Volúpia, no dia 20, às 20h30, no Teatro Novelas Curitibanas; Desconhecidos, no dia 24, às 20h30, no Sesc da Esquina; Hitchcock Blonde, no dia 25, às 20h30, no Teatro Novelas Curitibanas; A Ordem do Mundo, no dia 28, às 20h3, no teatro da Reitoria; Deserto, no dia 28, às 20h30, no Teatro Novelas Curitibanas; e Cruel, no dia 29, às 20h30, no Guairão. As peças dessa mostra foram selecionadas pela pesquisadora Tânia Brandão, pelo crítico paulista Celso Curi e pela jornalista parananense Lúcia Camargo.
Na mostra paralela, Fringe, serão 251 espetáculos – 26 desses são na rua, 29 são gratuitos e 30 são infantis. Tem apresentação todos os dias, das 10h às 24h. Outra atração paralela, como ocorre há 5 edições, é a mostra de comédia Risorama, que começa no dia 25 e, este ano, faz seis apresentações, num palco exclusivo, no Park Cultural (em frente ao Parque Barigüi).
Entre as novidades da 17.ª edição do festival está a Residência das Artes. Durante todos os dias do evento, o grupo Satyros fará, segundo a divulgação, ?intervenção teatral em uma comunidade carente da periferia de Curitiba?. Trata-se do projeto ?A Fauna?, que faz 18 apresentações. Outra novidade são as apresentações, hoje e amanhã, do ator, ilusionista e bailarino Maicon Clenk e convidados, no Park Cultural.
Ainda tem os sete eventos – de debate, palestras, cursos – da Usina de Idéias do festival e os dois eventos especiais: Os 25 anos do Grupo Delírio, que traz cinco peças e uma exposição, e a Mostra Novos Repertórios, que traz quatro espetáculos.
Limites
Como nos anos anteriores, o FTC não fica apenas em Curitiba. Pelo Carrossel, também parte da programação do festival, algumas peças do Fringe serão apresentadas nos municípios de São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Piraquara, na Região Metropolitana. Serão dez apresentações.
Serviço
Outras informações sobre o Festival de Teatro de Curitiba e a programação estão disponíveis no site www.festivaldeteatro.com.br. Os ingressos estão sendo vendidos na bilheteria exclusiva montada no Park Shopping Barigüi, durante a semana, das 11h às 23h e aos sábados, das 10h às 22h, e domingos das 14h às 20h.