O Grupo Espaço Sou Arte, de Campo Mourão, encerra neste domingo, às 20h30, o 21º Festival de Teatro de Cascavel, com o espetáculo ?Flor, pimenta e água benta?. O 21º Festival de Teatro é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado do Paraná e Secretaria de Estado da Cultura. O evento tem como parceiros o Sesc/Cascavel, a Associação Cultural do Extremo-Oeste (Aceo) e o Gruppo Folklorico Italiano Ladri di Cuori.

continua após a publicidade

O grupo, há mais de uma década, trabalha no sentido da pesquisa e produção de espetáculos que estejam ligados ao universo cultural do interior do Paraná. Com esta filosofia, já trouxe diversos trabalhos para cena, destacando-se como uma companhia comprometida com o bem fazer teatral. 

Em 2005, escolheu ?Flor, pimenta e água benta?, texto do dramaturgo Francisco Pinheiro que retrata a saga de Zé e Mané. Dois viajantes que buscam na terra vermelha do interior do Paraná a possibilidade de mudar suas realidades de vida. O primeiro é um típico mineirinho, que deixa seu Estado natal para enfrentar as lavouras de café no norte paranaense. Pessoa humilde, sem o conhecimento das letras, mas que transborda de sabedoria popular e que com braços fortes enfrenta todas as malesas que a nova terra oferece.

Já Mané, após abandonar os estudos, vem em busca da fortuna fácil das frias terras do Paraná, tão comentada em seu Estado natal, São Paulo. Zé e Mané são a síntese dos colonizadores e formadores de uma região no centro-oeste paranaense. Vivem juntos diversas situações que retratam bem a formação desta região, passando pela ?flor? das belezas e paixões, enfrentando a ?pimenta? da dura realidade de quem pretende desbravar um novo mundo, vivenciando tanto as intempéries do frio e chuva que castigam a região quanto as forças místicas que habitam no imaginário deste povo.

continua após a publicidade

Já a ?água benta? é a religiosidade que marca a trajetória de um povo que tem na figura enigmática do velho João das Fontes sua principal força mística e religiosa. Para uns João das Fontes não passa de um velho canastrão que dispõe de engodos para enganar o povo mais singelo. Já para outros, um santo com poderes sobrenaturais que curam e libertam o povo dos sofrimentos impostos.

Cinco competentes atores, Daniella Caria, Viviane Lima, Francisco Hernandes, Roberto Cardoso e Edilaine Castro, dão vida a uma gama de personagens que vão desde o tradicional coronel donos das terras, passando por jagunços, moças apaixonadas chegando a uma terrível vilã, ladra de terras que através de força bruta e jogatinas políticas consegue expulsar e tomar posse das terras dos verdadeiros donos. 

continua após a publicidade

A direção do texto ficou a cargo de Edson Bueno, diretor curitibano que é um dos mais renomados e premiados diretores do sul do país. Bueno destaca que o espetáculo Flor, Pimenta e Água Benta, tem uma dramaturgia consistente com carpintaria rápida. Excelente ponto de partida para um espetáculo dinâmico, engraçado, romântico, político e mítico.

Serviço:
Evento: Festival de Teatro ? Flor, pimenta e água benta
Data: 12 de novembro
Horário: 20h30
Local: Centro Cultural Gilberto Mayer
Ingressos: R$ 5,00
Melhores informações sobre o Festival de Teatro de Cascavel pelos telefones (45) 3321-2113 / 3321-2115 e 9961-2700