Flip confirma mais dois escritores estrangeiros

O inglês William Boyd e o israelense Abraham B. Yehoshua foram confirmados ontem como palestrantes da próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty, a Flip, que ocorre entre 4 e 8 de agosto. Agora já são quatro os convidados internacionais da mostra – o anglo-indiano Salman Rushdie (que participara em 2005) e o irlandês Colum McCann também estão na lista. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que a inglesa Hilary Mantel, ganhadora do Man Booker Prize 2009, o prestigiado prêmio literário em língua inglesa, logo também deverá ser anunciada.

Autor de dez romances, três livros de contos e uma coletânea de textos de não ficção, Boyd deveria ter participado da Flip de 2007, mas excesso de compromissos assumidos o impediu de vir. Além da literatura, ele também escreve para o cinema, autor de roteiros como o do filme A Trincheira (1999), do qual foi também diretor. Seu mais recente romance lançado no Brasil foi As Aventura de Um Coração Humano (Record), que acompanha a trajetória do escritor Logan Gonzago Mountstuart do princípio ao fim do século 20.

Já Yehoshua foi professor de literatura em Paris entre 1963 e 1967 e hoje é professor na Universidade de Haifa. No Brasil, seus livros são editados pela Companhia das Letras, que lançou A Mulher de Jerusalém (2008), A Noiva Libertada (2007), Viagem ao Fim do Milênio (2001) e Shiva (2000). Em 2007, seu romance Five Seasons foi eleito um dos dez livros mais importantes desde a criação do Estado de Israel.

Habitualmente realizada em julho, a Flip sofreu o atraso de um mês neste ano por conta da Copa do Mundo, que ocorre entre 11 de junho e 11 de julho, na África do Sul. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo