A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anuncia nesta quinta-feira (22), a partir das 5h30 da manhã, horário de Los Angeles (11h30 em Brasília), os finalistas do Oscar. A expectativa é que o ator Heath Ledger, cuja morte por consumo acidental de medicamentos completa um ano hoje, esteja entre os indicados de ator coadjuvante, pela sua marcante interpretação em Batman – O Cavaleiro das Trevas. A cerimônia de premiação do Oscar acontece no dia 22 de fevereiro.
Os finalistas serão anunciados pelo presidente da Academia, Sid Ganis, e pelo ator Forest Whitaker, ganhador do Oscar de melhor ator de 2006, por O Último Rei da Escócia. Outra expectativa é a de que o filme Slumdog Millionaire, que no Brasil vai se chamar Quem Quer Ser um Milionário?, de Danny Boyle, domine as principais categorias, como aconteceu no Globo de Ouro, no qual venceu as quatro que disputava.
Resta saber se os membros da Academia terão a mesma coragem que os correspondentes estrangeiros, que votam no Globo de Ouro, e indicar (e depois premiar) Kate Winslet em duas categorias (atriz principal em Por Apenas um Sonho, e coadjuvante por The Reader) e Mickey Rourke como melhor ator por O Lutador.
Com a desclassificação de Última Parada 174, o Brasil não concorre mais na categoria de filme estrangeiro, que tem como forte concorrente o israelense Waltz with Bashir.