A gravadora EMI comemora o sucesso de dois recentes lançamentos: Brainwashed, legado do beatle George Harrison, e Escapology, que marca o retorno de Robbie Williams ao rock?roll.
Produzido pelo próprio George Harrison. Brainwashed é um doce momento espiritual em onze faixas, compostas durante os últimos anos de vida da guitarra de Liverpool. Ele, com apenas 58 anos, morreu em 2001. Coube a seu filho Dhani e o amigo artista Jeff Lynne a produção final do álbum.
Além de sua voz, Brainwashed apresenta George Harrison nas guitarras elétricas e acústicas (incluindo slide e dobro), ukulele, baixo e teclados. Jeff Lynne toca baixo, piano, guitaras e teclados e entra com backing vocals. Dhani Harrison toca guitarra elétrica e acústica, Wurlitzer e contribui com backing vocals.
Já Escapology traz o britânico Robbie Williams buscando amadurecimento, mantendo parceria com Guy Chambers na composição, que também assina a produção com Steve Power. São 14 faixas de rock, pop, soul e country. Para o apologista da fuga, este é seu melhor trabalho.
As gravações aconteceram como se fosse um show ao vivo, nos estúdios Conway, nos EUA/Los Angeles. A busca era por um som sem excessos “e nós conseguimos”, pontua Steve Power.
Além de Guy, a banda de Escapology é formada por Neil Taylor, Gary Nuttal (guitarras), Phil Spalding (baixo) e Jeremy Stacey na bateria. Este time, segundo Robbie, soube cair no rock pesado: “Foi uma boa vibração”. Concorda?