No dia 23 de outubro de 2006 fará 100 anos que Santos Dumont voou com o seu 14 Bis pelos céus de Paris, dando o pontapé inicial para a construção dos modernos aviões que cruzam o céu em todo o planeta e também dos ônibus espaciais capazes de levar o homem ao espaço. Pelo País devem ser feitas várias homenagens e Curitiba não ficará de fora. A Universidade Tuiuti do Paraná, em conjunto com a Prisma Marketing Cultural, está produzindo um documentário de 26 minutos que sintetiza toda a trajetória de um do maiores inventores do mundo.
O documentário 14 Bis – Um século de pioneirismo de Alberto Santos Dumont deve ficar pronto em junho. Os primeiros quatro meses deste ano foram dedicados à recuperação, gravação e edição do material coletado durante cerca de um ano e meio de pesquisas que incluem fotos, filmes e jornais da época, além do acervo particular do historiador, professor da Universidade Federal do Paraná e militar aposentado, Átila José Borges. Considerado especialista no assunto.
O roteiro do documentário já está pronto e agora começa a fase de captação de imagens complementares, entre elas a da fazenda de Cabangu, onde Santos Dumont nasceu, localizada no interior de Minas Gerais. No documentário também aparece a casa projetada e construída por ele em Petrópolis, no Rio de Janeiro, além da sua estátua em tamanho natural erguida em sua homenagem em Foz do Iguaçu. Santos Dumont visitou as Cataratas em 1916 e pediu que a área fosse transformada em parque nacional, sendo atendido anos depois.
Os produtores conseguiram, também, jornais da época que comprovam que Santos Dumont voou antes dos irmãos Wright. A revista L?llustration de Paris, de 15 de agosto de 1908, documenta o vôo com fotos dois anos depois do feito de Santos Dumont. Além disso, a máquina inventada por eles não tinha propulsão própria, a aeronave decolou com ajuda de um grande elástico.
Santos Dumont tinha apenas 1,52 de altura e não pesava mais de 50 quilos. Mas a sua baixa estatura contrastava com suas grandes idéias. Ele começou inventando balões. Gostava muito de voar e os preços cobrados na época eram muitos altos. Resolveu então fazer o seu. Logo mostrou sua genialidade. Enquanto o volume dos outros balões chegavam a dois mil metros cúbicos, o que ele inventou tinha apenas onze. A partir daí foi inventando outros balões e cada modelo recebia, seqüencialmente, o nome de um número diferente até chegar ao 14 Bis.
O documentário vai mostrar um pouco da emoção do primeiro vôo daquela aeronave, feita com bambu, folha de seda da China e as amarras de cordas de piano. Neste dia, quase toda a cidade estava reunida no Campo de Bagatelle, em Paris. Eram 16h40, horário de Brasília, quando o motor foi ligado e a aeronave começou a ganhar velocidade. Às 16h45 o 14 Bis deixou o solo.
1O vôo não durou muito, mas foi o suficiente para deixar a multidão em êxtase, invadindo a pista. ?Queremos mostrar quem é Santos Dumont. Sem ele não existiria o astronauta brasileiro lá no céu. Foi a primeira aeronave mais pesada do que o ar e com propulsão própria a alçar vôo?, destaca o produtor-executivo Celso Carvalho.
Mas Santos Dumont não foi só um gênio da aviação. A ele são atribuídos muitos outros inventos como o relógio de pulso e a asa em delta usada ainda hoje em aviões de combate.
No entanto, o pai da aviação teve um final triste. Aos 37 anos, com esclerose múltipla, fecha a sua oficina e dispensa seus mecânicos. Após ficar alternando a moradia entre a França e a terra natal, volta para o Brasil definitivamente em 1928. Em 1932, com 59 anos de idade, vendo seus aviões sendo usados em guerras, não suporta a tristeza e suicida-se.
