A Amazônia é um dos destaques de hoje da Mostra Internacional de São Paulo. Sexto e último filme com tema equatorial do diretor austríaco Herbert Brödl, Aviadores conta a saga dos pilotos brasileiros Nilton e Fernando, que passaram grande parte de sua vidas voando os céus da maior floresta do mundo. Para os mais nostálgicos, hoje também é dia de conferir a exibição do clássico inglês Carruagens de Fogo (1981).

continua após a publicidade

Em Aviadores, Nilton largou o seminário e virou co-piloto do comandante Juarez, transportando todo tipo de bugiganga pelos ares. Hoje, Juarez está numa prisão-manicômio, pintando os céus e o verde que de cima avistava. Já Fernando é homem da floresta e pilota um avião do patrão, que é dono de um posto de gasolina flutuante no rio Negro. Nilton e Fernando narram, com uma bela trilha sonora e imagens lindíssimas da Amazônia, suas vidas. O diretor mistura histórias verídicas com ficção, abordando elementos míticos da floresta, assim como fez em seus filmes anteriores rodados em países tropicais, algo que tornou sua obsessão há oito anos.

Carruagens de Fogo (1981), de Hugh Hudson, conta a saga de dois atletas britânicos que competem entre si nas Olimpíadas de 1924. Um deles é missionário que corre em nome de Deus e outro é um estudante judeu que corre para escapar dos preconceitos. Falando de êxito e superação pessoal, o longa-metragem levou Oscar de melhor filme, roteiro, figurino e música. As informações são do Jornal da Tarde.

32ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Aviadores: 22h, no Reserva Cultural. Carruagens de Fogo: 22h30, no Unibanco Arteplex. Endereços e horários extras no site www.mostra.org.

continua após a publicidade