Após se revelar um sósia quase perfeito de Lênin, o fundador da União Soviética, o ator norte-americano Leonardo Di Caprio está sendo convidado para atuar em uma comédia russa sobre um clone do líder revolucionário.
Diversos blogues russos compararam fotografias do “pai da URSS” e do ator de Hollywood em vários momentos da vida, na infância na adolescência e na idade adulta.
A semelhança é realmente impressionante, tanto que algumas pessoas até brincaram a respeito das inúmeras viagens de Lênin à Itália – Di Caprio é de origem italiana – e sobre a hipótese dele ter deixado algum descendente por lá.
O filme em produção, com um orçamento altíssimo para os padrões russos – US$20 milhões -, será intitulado “O Cérebro de Lênin”, e terá a seguinte trama: do DNA das células do cérebro de Lênin, conservado na Academia de Ciências de Moscou, é realizado um clone do líder revolucionário deixado aos cuidados de um casal que emigra para os Estados Unidos. O pequeno Lênin demonstra possuir uma grande vocação revolucionária e em 2024 acaba triunfando com uma revolução socialista em Washington.
A diretora do Festival Internacional de Cinema de Moscou, Natalia Siomina, sustenta que a semelhança entre Di Caprio e Lênin “parece genética. Por outro lado o ator tem raízes eslavas por parte de mãe”.
Já segundo o roteirista do filme, Aleksandr Borodyansky, Di Caprio “poderia interpretar Lênin até mesmo sem maquiagem”.