Mulheres descontroladas ao passar por uma vitrine e não resistir quando se deparam com uma nova liquidação. No mesmo momento, elas refletem e chegam à conclusão que realmente precisam daquele novo item que está na sua frente.

continua após a publicidade

Em Os delírios de consumo de Becky Bloom, que estreia hoje no cinema nacional, essa compulsão tipicamente feminina de fazer compras – e se endividar com elas – é abordada a partir da história de Rebecca Bloomwood, interpretada pela atriz Isla Fisher, que participou da comédia romântica Três vezes amor.

Jornalista de uma publicação sobre jardinagem e com salário moderado, Rebecca é uma consumista compulsiva que sonha em trabalhar em uma conceituada revista de moda.

Acidentalmente, ela vai parar em uma revista especializada em economia, onde começa a dar conselhos sobre finanças, com base em suas comparações com compras de sapatos e roupas.

continua após a publicidade

Com o inesperado sucesso alcançado com sua coluna, com o pseudônimo de A garota da echarpe verde, ela vai tentar de todas as formas esconder suas compras desenfreadas que a levam a inventar mil e uma desculpas para enrolar os cobradores das dívidas que adquiriu com o uso de seus vários cartões de crédito.

Para este filme, uma das principais preocupações precisava ser, inevitavelmente, com o figurino impecável e moderno. A escolha ficou então por conta da figurinista Patricia Field, que foi responsável pelo estilo do elenco da série Sex and the city, incluindo a versão que ganhou os cinemas em 2008, e também pelas roupas de O diabo veste Prada (com Meryl Streep e Anne Hathaway).

continua após a publicidade

Em vários momentos, inclusive, o enredo de Delírios lembra a produção O diabo veste Prada, pela semelhança entre o sonho das protagonistas e a abordagem do lado nem sempre tão bom e honesto do mundo da moda.

Além da preocupação com o figurino, a cidade de locação escolhida foi o paraíso das compras para as mulheres: Nova York, com as lojas Catherine Malandrino (no distrito Meatpacking); a requintada loja de noivas Kleinfeld e alguns dos famosos destinos da Avenida Madison, como Yves St. Laurent, Sonia Rykiel e Asprey. Outras cenas também foram rodadas na Barneys e na Henri Bendel na 5.ª Avenida.

A história é baseada no livro homônimo e também em Becky Bloom – delírios de consumo na 5.ª Avenida, da autora inglesa Sophie Kinsella, que já se tornaram best sellers no Brasil, depois de conquistar o público norte-americano e britânico.

As dificuldades em cortar gastos e controlar o desejo de comprar o mais deslumbrante vestido só pelo prazer de fazer uma nova aquisição abordadas na trama vai fazer muitas mulheres pensarem duas vezes na próxima compra ao saírem do cinema.