Na última terça-feira, a organização do 37.º Festival de Cinema de Gramado divulgou a relação dos filmes selecionados para a competição oficial, uma das principais premiações do cinema brasileiro.
Na categoria que vai premiar o melhor longa-metragem nacional, o filme paranaense Corpos celestes, dirigido pelos cineastas Marcos Jorge e Fernando Severo, coordenador do curso de Cinema Digital do Centro Europeu, aparece entre os seis indicados ao principal prêmio do festival.
Filmado nas cidades de Curitiba e São Paulo, Corpos celestes conta a história do astrônomo Francisco (Dalton Vigh), um homem que se dedicou exaustivamente aos estudos dos astros e acabou deixando de lado diversos outros aspectos fundamentais de sua vida.
“O longa consegue mostrar, de forma poética, o conflito entre visões opostas de mundo, trabalhando com a razão da ciência e a sensibilidade da vida”, explica Fernando Severo.
Para esta edição do Festival de Gramado, que acontece entre os dias 9 e 15 de agosto, foram selecionados 11 longas, seis nacionais e cinco estrangeiros; 12 curtas nacionais; e 15 curtas da mostra gaúcha.
Segundo dados divulgados pela organização do evento, a 37.ª edição do festival bateu o recorde de filmes inscritos. Para a mostra competitiva de longas nacionais, por exemplo, foram 85 filmes inscritos, 98% a mais do que no ano passado.
“Este número de trabalhos inscritos é um dos principais motivos para a nossa felicidade. Dentre tantas produções de destaque no Brasil, tivemos o nosso filme selecionado para a mostra competitiva de um dos principais e mais tradicionais festivais de cinema do País”, comemora Severo.