Filme brasileiro é eliminado de disputa pelo Oscar

O filme brasileiro Salve Geral, do diretor Sérgio Rezende, deixou a disputa pelo Oscar de melhor filme estrangeiro de 2010. O filme retrata as dificuldades de uma professora de piano para tirar o filho de 18 anos da cadeia, e tem como pano de fundo os ataques realizados pelo Primeiro Comando da Capital (PCC) no Estado de São Paulo em 2006.

A Academia de Cinema divulgou a lista dos nove filmes que continuam na disputa pelo prêmio. No final, apenas cinco filmes concorrerão ao Oscar. Fazem parte da lista o filme alemão “A Fita Branca”, de Michael Haneke; o argentino “El Secreto de Sus Ojos”, de Juan Jose Campanella e o australiano “Sansão e Dalila”, de Warwick Thornton.

O representante da Bulgária é “The World Is Big and Salvation Lurks Around the Corner”, do diretor Stephan Komandarev; o do Cazaquistão é “Kelin”, dirigido por Ermek Tursunov.

Também continuam na disputa o francês “Un Prophète”, de Jacques Audiard; o holandês “Winter in Wartime” de Martin Koolhoven; o israelense “Ajami” de Scandar Copti e Yaron Shani, além do peruano “La Teta Asustada” de Claudia Llosa.