Paris – O filme Vida de menina, da cineasta brasileira Helena Solberg, vai concorrer ao Grande Prêmio Coup de Coer da 17.ª edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, que começou ontem e vai até o dia 20 de março. Além de Vida de menina, concorrem nesta categoria duas produções colombianas, La sombra del caminante, de Ciro Guerra, e Sumas y restas, de Víctor Gaviria; e mais quatro argentinos: Cama adentro, de Jorge Gaggero; La vida de Perón, de Sergio Bellotti; Las mantenidas sin sueño, de Vera Fogwil e Martín Desalvo, e Ronda nocturna, de Edgardo Cozarinsky.
Por ocasião do Ano do Brasil na França, o festival dedicará grande espaço ao Brasil. Hoje uma sessão excepcional reunirá música e cinema brasileiros. A obra O descobrimento do Brasil, do compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959), será interpretada pela Orquestra Nacional do Capitólio de Toulouse.
Esta obra foi composta por Villa-Lobos, em 1937, especialmente para o filme homônimo de Humberto Mauro, que narra a epopéia dos navegantes portugueses que descobriram o Brasil.
A partir desta música, da qual não ficou rastro, Villa-Lobos compôs quatro suites, que serão interpretadas pela Orquestra do Capitólio e com as quais se restaurou a trilha sonora do filme. A versão restaurada de O descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro, considerado um pioneiro do Cinema Novo, será projetada depois do concerto. No total, a programação do festival exibirá 60 longas-metragens e 200 curtas. O filme El cielito, da argentina María Victoria Menis, destaque nos festivais de San Sebastián e Biarritz, vai abrir o evento. El cielito conta a história da relação de amor de Félix (Leonardo Ramírez), jovem vagabundo contratado para trabalhar numa pobre casa de campo, e o bebê de seus patrões (Darío Levy e Mónica Lairana), casal abalado pela miséria e pela brutalidade do marido.
Num mundo de violência, o vagabundo, sem referências nem vínculos, se dedica à missão de salvar o menino. O filme de Menis recebeu vários prêmios paralelos no último festival de San Sebastián e valeu a Leonardo Ramírez um prêmio de interpretação no Festival de Biarritz. O Brasil será também eixo da retrospectiva do festival, consagrada ao diretor Walter Salles, e da homenagem a Julio Bressane, que inclui a projeção de sete de seus filmes.
Julio Bressane será o presidente do júri que dará o Grande Prêmio Coup de Coer. Toulouse vai dar este ano ?carta branca? ao Anima Mundi, festival de cinema de animação realizado no Rio de Janeiro e São Paulo desde 1993. Nesta sessão serão apresentados longas-metragens, curtas e telefilmes.
A programação inclui, ainda, com a colaboração da ?caravana do cinema brasileiro?, uma seleção de documentários e um ?panorama do cinema gaúcho?, com vários filmes de Jorge Furtado.