É um festival com perfil diferenciado. E, mesmo entre os eventos dedicados a questões ecológicas, o Filmambiente se destaca pela qualidade da seleção e dos convidados. Mas permanece pequeno, um festival de butique, como brinca sua criadora, Susana Amado. “O importante é que não apenas existe uma produção extensa de filmes sobre questões ambientais, mas como eles estão ficando cada vez melhores. E isso é essencial. Ninguém quer ver filme chato ou didático, mesmo num festival específico. Cinema tem de ser cinema.”
Susana fez sua formação humana e artística numa época de militância política. Hoje, ela acompanha como a política está sendo feita nas ruas, mas considera que as questões ambientais “englobam tudo”, daí a necessidade do seu festival. Dois filmes exibidos no fim de semana dão conta dessa riqueza. The Fruit Hunters, Os Caçadores de Frutas, de Yung Chang, foi o filme de abertura, na sexta, 30. A Vingança do Carro Elétrico, de Chris Payne, passou no sábado, 31, ao lado de The Earth Keepers, de Sylvie Van Brabant, integrando a seleção ‘carta branca’ feita por Éric Ségun, do National Film Board do Canadá.
Chang é sino-canadense. Seu filme levanta uma questão que todo mundo se coloca, e cotidianamente. As gôndolas dos supermercados exibem frutas lindas de ver, mas em geral sem gosto. O filme discute esse verão permanente – global summertime permanent – que faz com que hoje as frutas estejam sempre sendo produzidas para exportação, em algum lugar do mundo. Um verão eterno, frutas o ano todo, independentemente de estação. Mas por que a falta de sabor?
Chang esteve em Brasília, participando de um festival de cinema, em 2008. Foi ao mercado público. Apaixonou-se pela jabuticaba. O fato de ser de ascendência chinesa familiarizou-o com frutas que podem ser consideradas raras. Inspirado pelo livro de mesmo nome, ele segue pessoas que caçam e pesquisam frutas pensando no sabor. E fala sobre a sedução das frutas, sobre a sua “sensualidade”.
Chris Payne sabe que ao abordar o carro elétrico está indo contra as grandes corporações automobilísticas e petroleiras. “A questão do carro elétrico é essencialmente política na América, e tem muitos opositores”, reflete. As frutas, o carro elétrico – em vez de consumo, os filmes do festival discutem cidadania. Um futuro mais responsável.
Earth Keepers é sobre os que fazem esse futuro, como o jovem de Québec Mikael Rioux. São obras de militância – e de qualidade.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.