Na manhã de quinta-feira, o maestro Eiji Oue acabara de chegar de um longo ensaio com a Filarmônica da Rádio de Hannover quando falou ao jornal O Estado de S. Paulo. “Acredite quando eu digo que poucas vezes vi uma orquestra tão feliz com uma viagem quanto desta vez”, ele comenta logo de cara. “Ficou entre os músicos uma energia boa da última vez em que estivemos por aí. E podem ter certeza de que faremos grandes concertos”. Oue e a filarmônica tocam hoje e amanhã na Sala São Paulo. Trazem a tiracolo a violinista Isabelle Van Keulen como solista no Concerto para Violino e Orquestra de Brahms. Ela se apresenta nos dois dias – hoje, completa o programa a Sinfonia nº 9, Novo Mundo, de Dvorak.; amanhã, a Sinfonia nº 3, Eroica, de Beethoven.

continua após a publicidade

Maestro e orquestra estiveram por aqui em 2003, também pela temporada do Mozarteum Brasileiro. Sozinho, Oue já esteve também à frente da Osesp em algumas ocasiões e diz que, dentre os grupos com que trabalha como maestro convidado, se sente bastante à vontade com a Sinfônica do Estado, “podendo desenvolver interpretações especiais”. Ele foi aluno de Seiji Ozawa e Leonard Bernstein, com quem, conta, assistiu pela primeira vez ao vivo o concerto de Brahms. Além da Filarmônica de Hannover, é diretor musical da Sinfônica de Barcelona.

“O Brahms me pareceu uma escolha interessante porque é um concerto especial, magnífico nas possibilidades que oferece para orquestra e solista”, explica ele. “E realmente combina tanto com o Beethoven quanto com a sinfonia de Dvorak.” São duas sinfonias célebres, adoradas pelo público… Ele mesmo interrompe e acusa o golpe. “Sei que é um programa extremamente conservador o que vamos fazer em São Paulo”, diz ele, bem-humorado. “Mas não estou preocupado com isso. Não vamos tocar essas peças por conta de sua popularidade apenas. Mas também porque elas vão nos oferecer a chance de mostrar como evoluímos desde que estivemos no Brasil pela última vez. Estamos animados para mostrar ao público de São Paulo que, sete anos depois, já somos outro conjunto.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Filarmônica da Rádio de Hannover – Sala São Paulo (Pça. Julio Prestes, s/nº). Tel. (011) 3815-6377. Hoje e amanhã, 21h. De R$ 90 a 250.

continua após a publicidade