Os filmes franceses vão tomar conta do Cinemark Müeller, em Curitiba. De hoje até o próximo dia 20, acontece a sétima edição do Festival Varilux de Cinema Francês, que irá exibir seis trabalhos ainda inéditos no Brasil e uma reprise.
“O festival é bastante eclético. Na programação, buscamos colocar filmes franceses comerciais e também trabalhos mais autorais. Também foram escolhidas obras de cineastas já consagrados e de novos talentos”, comenta a produtora do festival, Paula Esteves. “O festival é voltado para o público em geral, não só a estudiosos de cinema. Tem como objetivo dar acesso à população ao cinema europeu”.
Hoje, os filmes exibidos serão La belle personne, de Christophe Honoré; e Felix e Lola, que traz no elenco Charlote Gainsbourg e tem direção de Patrice Leconte. Amanhã, além de Felix e Lola, estréia Dois em um, que também será apresentado no domingo e foi produzido sob a direção de Bruno Lavaine e Nocolas Charlet.
Ainda no domingo, o público poderá ver Quinze anos e meio, uma comédia sobre os esforços de um pai em acompanhar as idéias avançadas de sua filha adolescente, com Daniel Auteuil.
Na segunda-feira, haverá reprise de Quinze anos e meio e La belle personne. Na terça, Beijo na boca não!, comédia romântica de Alain Resnais. Na quarta e na quinta, a reprise Elogio ao amor, de Jean-Luc Godard; e Atrizes, dirigido pela atriz Valeria Bruni-Tedeschi, em sua segunda experiência por trás das câmeras. A curadoria do festival é assinada pelo cineasta, produtor e distribuidor André Sturm, que atua na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.
Simultaneamente a Curitiba, o festival acontece em Natal (RN). Posteriormente, será levado a São Paulo, Fortaleza (CE), Ribeirão Preto (SP), Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Salvador (BA). Já passou pelo Rio de Janeiro e por Recife (PE).
Mais informações sobre o festival e a programação completa no www.festivalvarilux.com.br