Treze filmes de países como Síria, Egito, Turquia, Paquistão, Irã, Afeganistão, China, Iêmen, além da Palestina, estão na programação do Festival de Cinema das Culturas Árabes e Islâmicas, promovido pela Associação Cultural Cecília, que começa nesta quinta-feira e vai até domingo. Além das exibições, palestras e debates também gratuitos fazem parte do evento, na sede da associação, na rua Vitorino Carmilo, 449, no bairro de Santa Cecília.

continua após a publicidade

O evento tem curadoria da professora de História Árabe da USP, Arlene Clemesha, e da jornalista com pós-doutorado em história pela USP, Marcia Camargos. O objetivo do festival, segundo as organizadoras, é promover o intercâmbio entre essas culturas, que são apresentadas pela mídia de maneira muito simplória.

O destaque da programação são os cinco filmes iranianos, quatro curtas e um longa-metragem, que discutem a situação das mulheres naquele país. Temas relacionados ao universo feminino, como a busca por dignidade, estudo, independência financeira e até pelo direito de cantar em um palco permeiam as produções. Dentre os títulos, um dos destaques é “Segunda Voz” (40 min), dirigido por Mojtaba Mirtahmas, que trata sobre cantoras do Irã. O título será exibido no sábado, às 18h.

O filme que abre o festival, no entanto, é o chinês “Na Corda Bamba”, às 18h. Do cineasta Pter Lom, o título conta a história da minoria de muçulmanos uighurs, que são submetidos a uma política de assimilação cultural na região de Xinjiang.

continua após a publicidade

Também merece atenção “O artesão”, do Iêmen, sobre um fabricante de bombas, que também será exibido nesta quinta, às 20h. Na sexta, às 18h, vale a pena conferir “A Noiva Afegã”, do Afeganistão, que narra a história de um homem que vai preso e, quando é libertado, descobre que a mulher que era sua noiva vai se casar com outro homem. No sábado, às 22h, o sírio “Inundação no País do Baath” traça a trajetória de um homem que apoiou a revolução síria em 1970 e, 35 anos depois, retrata os efeitos do partido Baath no país.

Os debates acontecerão no sábado e no domingo. O primeiro será A Sociedade Iraniana Pelas Lentes do Cinema, no sábado, às 16h, e terá como convidados Marcia Camargos e Luiz Gustavo Soares (mestrando em literatura na USP, com projeto sobre Oriente Médio. No domingo, o tema será A Irmandade Muçulmana e o Oriente Médio Hoje, também às 16h, com a participação de Arlene Clemesha e a jornalista Isabelle Somma, doutorando em História Social pela USP. As informações são do Jornal da Tarde.

continua após a publicidade

Festival de Cinema das Culturas Árabes e Islâmicas – Associação Cecília (Rua Vitorino Carmilo, 449. Santa Cecília). Tel. (011) 3667-0262. Grátis. De quinta até segunda. Abertura quinta, às 18h, com exibição do filme “Na Corda Bamba”.