Literatura e história

Festival Litercultura traz historiadoras para mesa redonda

O Litercultura festival literário de Curitiba confirmou a presença da antropóloga Lilia Moritz Schwarcz e da historiadora Heloisa Murgel Starling no capítulo final deste ano. A mesa delas será no segundo dia do festival sábado 29 de agosto, às 17h30, no Palacete Garibaldi.

Elas propõem uma nova interpretação do Brasil com o livro Brasil: Uma Biografia,no qual analisam os múltiplos aspectos da história do país, desde as fronteiras entre as esferas pública e privada a sua formação marcada por ambiguidades. Elas buscam retratar a nação por meio do estudo do cotidiano, das expressões culturais e das relações sociais, em vez de se ater apenas as versões “oficiais” disponíveis, e com isso (re) criam um biografado complexo e em constante transformação.

As autoras já escreveram sobre o Brasil, cada uma em uma área. A antropóloga Lilia Schwarcz retratou o Brasil no campo escrito por meio de outras histórias, como em As Barbas do Imperador, biografia de Dom Pedro Segundo, premiado no Jabuti na categoria Melhor Ensaio e Biografia em 1999. Heloisa Starling, por sua vez, analisou o Brasil através de uma interpretação de Grande Sertão: Veredas, nas obra Lembranças do Brasil: teoria, política, história e ficção em “Grande Sertão:Veredas”.

O terceiro capítulo do Litercultura deste ano será entre 28 a 30 de agosto, e entre os convidados confirmados está o músico Jards Macalé, que fará um show no encerramento do festival.