Em sua segunda semana de atrações, o Festival Literário de São José dos Pinhais e Região Metropolitana (Flijo) recebe mais duas grandes atrações nacionais. O escritor infanto-juvenil e um dos mais vendidos no Brasil, Pedro Bandeira, e o poeta e cordelista José Mauro de Alencar, conhecido como Júnior do Bode.
A literatura de cordel, gênero literário frequentemente escrito em folhetos, na forma rimada e às vezes ilustrado com xilogravura, é o tema da palestra ministrada por Júnior do Bode. O poeta e cordelista fala sobre o gênero nesta quinta-feira (10) pela tarde, às 16h, com recital de cordel programado para a noite, às 20h. Júnior do Bode é cearense e atualmente mora em Olinda (PE), já tendo participado de cinco coletâneas e lançado três livros.
Pedro Bandeira escreve para o público jovem desde 1972, com mais de 77 obras publicadas, encabeçando a lista dos escritores mais vendidos do país. Pedro também é especialista em técnicas especiais de leitura e entre o seu público estão professores de todo o Brasil. Pedro participa de palestra com o tema “Como conquistar o aluno que não gosta de ler”, na sexta-feira (11), às 19h.
Divulgação |
---|
O poeta e cordelista José Mauro de Alencar, conhecido como Júnior do Bode. |
O festival, iniciado na última quinta-feira (03), já recebeu a escritora e contadora de histórias paranaense Cléo Busatto, o escritor e blogueiro carioca Alexandre de Castro Gomes e o roteirista e escritor Alcione Araújo, que abriu a primeira noite com a palestra magna “A verdade das mentiras” e o lançamento do livro “Ventania”. O sambista Martinho da Vila falou sobre seu trabalho como escritor no último sábado (05), com 10 livros já publicados. Edson Rossatto, autor minimalista, e Maria Thereza Maldonado, especialista em bullying, também passaram pelo festival.
O Flijo, além de atrações nacionais, traz diversas apresentações culturais e livros a preços acessíveis até o dia 13 de novembro. Lançamento de livros e apresentações musicais serão algumas das atividades que completarão a programação, que terá também contação de histórias, bate-papos e palestras
O festival ainda tem atividades paralelas, como o Encontro Regional de Atendentes de Bibliotecas Públicas do Paraná, a 7ª edição do Encontro de Corais e a premiação do Concurso de Linguagens – Prêmio de Literatura Leopoldo Scherner e Prêmio de Fotografia Sebastião Cortes.
O festival Literário, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, está montado na Praça 8 de Janeiro, em frente à Catedral. A entrada é franca para todas as atividades.