Festival Internacional de Londrina completa 40 anos

A cidade de Londrina, no norte do Estado, vai se transformar em um grande palco até o próximo dia 22.

Tem início hoje, a quadragésima edição do Festival Internacional de Londrina (Filo), que irá reunir cerca de quarenta espetáculos, diversas oficinas, projetos sócio-culturais, lançamentos de livros e shows de cabaré.

Às 20h30 de hoje, no Teatro Ouro Verde, a abertura do evento acontece com a apresentação do espetáculo L?Oratorio d?Aurélia, através do qual a atriz, contorcionista, bailarina e acrobata francesa Aurélia Thierrée mexe com a fantasia do público através da criação de imagens, sons e magias.

?Preparamos uma programação muito especial e de altíssima qualidade para comemorar os 40 anos do Filo. Vamos receber grandes nomes tanto do teatro nacional quanto do internacional.

Cada espetáculo que compõe a grade de programação foi muito bem pensado, tanto que já temos diversas peças com ingressos esgotados. O evento movimenta toda região de Londrina?, diz o diretor Luiz Bertipaglia, que está à frente do Filo desde 2003.

Nos próximos dias, entre as opções de espetáculos internacionais estarão, entre outros, La fins des Terres, com a Cie. Philippe Genty, da França; e El Circulo de Tiza Caucasiano, de Bertold Brecht, da Cia. Ferroviária, da Espanha. Pela primeira vez no Brasil, com direção do britânico Peter Brook, será apresentado Fragments, do C.I.C.T – Theatre de Bouffes du Nord, da França.

?Peter Brook é um dos grandes mestres do teatro mundial ainda vivo. Um festival que consegue incluí-lo em sua programação é muito privilegiado. Os ingressos para Fragments se esgotaram no primeiro dia de venda (22 de maio)?.

Já entre os nacionais, destacam-se Mãe coragem e seus filhos, com a Armazém Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro; Chapa quente, de Mário Bortolotto, com o grupo Cemitério de Automóveis, de São Paulo; e Deve haver algum sentido em mim que basta, da Cia. Teatro Autônomo, também do Rio de Janeiro.

O Filo 2008 integra o Programa Petrobras Cultural (PPC), sendo promovido pela Associação dos Amigos da Educação e Cultura do Norte do Paraná (Amen) e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

As apresentações que integram o evento irão ocupar diversos espaços culturais de Londrina, como o teatro Zaqueu de Melo, a Casa de Cultura da UEL, a Usina Cultura, a galeria Vila Rica, o Circo Funcart, o Teatro Marista, o Museu Histórico de Londrina, diversas praças e ruas.

Os ingressos, que custam a partir de R$ 10,00, estão à venda na bilheteria do Royal Plaza Shopping, localizado na Rua Mato Grosso, 310, de segunda-feira a sábado, das 10h às 19h, e domingos e feriados, das 11h às 19h. Mais informações pelo site www.filo.art.br. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo