Festival de Teatro de Curitiba agita palcos e salas do Teatro Guaíra

Além das peças que serão apresentadas nos auditórios do Centro Cultural Teatro Guaíra outras atividades marcarão a abertura oficial do 15º Festival de Teatro de Curitiba nesta quarta-feira, 15, no Teatro Guaíra: a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná e uma exposição do artista plástico João Turin.

A Orquestra Sinfônica do Paraná estará no palco do Guairão às 20 horas, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi apresentando obras de Igor Stravinski e West Side History, de Leonard Bernstein. A apresentação será somente para convidados.

Esta será a primeira vez que o Festival será aberto com a Orquestra e não com uma peça de teatro. No programa, História do Soldado, de Igor Stravinski e West Side History, de Leonard Bernstein.

De Igor Stravinski será apresentada, "A História do Soldado". Os solistas serão, Paulo Torres (violino), Maria Helena Salomão (contrabaixo), André Ehrlich (clarinete), Edinaldo Bachega (fagote), Marco César Xavier (trompete). Sílvio José Gontigo (trombone) e Marco Goulart (percussão).

A obra mistura narração, dança, pantomima, teatro e música, e foi baseada em uma história russa sobre temas folclóricos, intencionalmente tola, fantasiosa, em resposta ao caos e miséria provocados pela guerra. Conta a narrativa que um soldado comum teria negociado seu violino com o diabo em troca de um livro que previsse o futuro. Ao invés do soldado estar armado com um rifle, granadas ou bombas está armado com um violino.

Stravinsky indignado com a morte de milhões de soldados, escreveu esta obra na Suíça, país neutro e calmo durante a primeira guerra mundial. O texto é do novelista suíço Charles-Ferdinand Ramuz e a coreografia original de Anna Sokolow. O texto será apresentado pelo ator Luis Melo, com direção cênica de Márcio Abreu.

Na segunda parte do programa, Danças Sinfônicas de West Side Story, de Leonard Bernstein. Apesar de a idéia ter sido apresentada ao maestro em 1949, ele só a finalizou em 1957, depois de sofrer inúmeras modificações. Incumbiu Stephen Sondheim de escrever os poemas.

A sua estréia foi um sucesso tão fantástico que desencadeou cerca de 700 apresentações. É considerado um dos musicais mais bem escritos, obtendo sucesso imediato não só nos Estados Unidos, como na Europa, depois de uma exibição em Londres. É considerado ainda o maior sucesso da música pré-Beatles e um dos mais vendidos da Broadway. A fórmula do sucesso de West Side Story foi a mistura que Bernstein fez entre ópera e balé.

O título sugere a rivalidade entre duas gangues de rua, o Jets e os Sharks, apresentados através dos aspectos da dança, melhor que os aspectos líricos expressos no texto, onde são explorados ritmos latinos e o jazz americano.

Exposição de João Turin

A exposição do artista plástico João Turin, com 21 esculturas em bronze e gesso, e 19 pinturas, além de materiais de trabalho e documentos – pequenos estudos em papel e argila, palheta e pincéis, transportador de medida, estecas, debastadores, cartão de apresentação – estará em cartaz no Salão de Exposição do Centro Cultural Teatro Guaíra, de 15 de março a 15 de maio.

No momento, a Casa João Turin, unidade da Secretaria de Estado da Cultura, passa por reformas e, portanto, suspendeu temporariamente suas atividades. O acervo resguardado no Museu Paranaense tem recebido cuidados de higienização, recuperação e conservação, no laboratório da Unidade.O artista

João Turin nasceu em Porto de Cima, município pertencente a Morretes, em 1878, e faleceu em Curitiba em 1949. Seus primeiros estudos foram na Escola de Artes e Ofícios, de Antônio Mariano de Lima, em Curitiba, onde também atuou como professor.

Em 1905, aos 27 anos de idade, recebeu uma bolsa de estudos que possibilitou seu ingresso na Academia de Belas Artes de Bruxelas, Bélgica. Ele viveu na Europa até o fim do ano de 1922. Reconhecido como escultor animalista pela representação e pelo conhecimento da anatomia dos felinos, conquistou medalha de prata e de ouro no Salão de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1944 e 1947.

Troféu Gralha Azul

Outra acontecimento importante que ocorrerá durante o Festival será a entrega do Troféu Gralha Azul. Este é o prêmio mais tradicional do teatro paranaense. Seis espetáculos concorrentes (nas categorias: Melhor Espetáculo Infantil e Melhor Espetáculo) serão apresentados durante a programação e serão avaliados por um corpo de júri nacional. A festa da premiação será no dia 25 de março, no Clube Concórdia.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo