Programado para acontecer de 16 a 26 de março de 2006, o Festival de Teatro de Curitiba, um dos mais importantes eventos do calendário cultural do país, está com o cadastro de projetos aberto até dia 17 de dezembro. No site do Festival (www.festivaldeteatro.com.br), onde são feitos os cadastros, pode-se também encontrar diversas informações sobre espetáculos que estiveram no evento desde sua primeira edição, em 1992. O site é portal de informação para pessoas que buscam referências sobre espetáculos e teatros. Para dar continuidade a esse trabalho está disponível no portal um espaço para inclusão de anúncios de prestação de serviços e cursos artísticos. Maquinistas, costureiras, iluminadores, sonoplastas, entre outros profissionais poderão anunciar seu trabalho gratuitamente no link "Serviços" do site do Festival de Teatro de Curitiba. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail contato@festivaldeteatro.com.br.
A 15ª edição do Festival de Teatro de Curitiba abriu o cadastro de projetos em cinco modalidades: Mostra de Teatro Contemporâneo, Mostra de Teatro Infantil, Eventos Especiais, Feira de Oficinas e Mostra Fringe.
Uma nova curadoria, formada por Kil Abreu, Tânia Brandão, Edélcio Mostaço e Lúcia Camargo, irá determinar os trabalhos da Mostra de Teatro Contemporâneo e da Mostra de Teatro Infantil do próximo Festival. Kil Abreu é critico, foi diretor do Departamento de Teatro da Prefeitura de São Paulo e hoje está ligado ao Prêmio Shell e à Escola Livre de Teatro de Santo André. Tânia Brandão é professora da Uni-Rio, pesquisadora de teatro e vem revisitando a historia do moderno teatro no país. Edélcio Mostaço é, além de crítico e ensaísta, professor do Mestrado em Teatro do Centro de Artes (CEART) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Lucia Camargo é jornalista e diretora de produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Os Eventos Especiais são acontecimentos dentro do Festival: lançamentos de livros, noites de autógrafos, exposições e outros eventos que contribuem para aumentar a abrangência de diversas formas de expressão cultural no Festival. Quanto à Feira de Oficinas é constituída de palestras e cursos de diversos temas com a finalidade de promover capacitação e aprimoramento profissional na área de Artes Cênicas.
Introduzida no Festival em 1997, a Mostra Fringe, é uma grande vitrine de espetáculos de todos os lugares e gêneros. Qualquer companhia pode participar desde que 80% dos seus integrantes tenham registro profissional na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). As companhias que optam pela Mostra Paralela buscam público e crítica especializada, que está reunida em Curitiba durante os 11 dias do Festival.
Em 2005 o Festival de Teatro de Curitiba movimentou um público total de 110 mil pessoas que puderam conferir espetáculos novos, tendências, experiências pouco conhecidas e grandes sucessos do teatro brasileiro.