O 16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba, promovido pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, garante boas risadas com a programação desta quinta-feira (12). A companhia Almazém Teatro de Bonecos (PR) apresenta a peça ?Os Bichos?, no Miniauditório do Tetro Guaíra, às 15 e às 17 horas. Serão utilizados marionetes, bonecos de luva e marrotes. O espetáculo dura 45 minutos e conta com muita música a história de um boi e de um burro que deixam o sítio onde moram e partem para a cidade grande. Um pernilongo e seu violino, o sapo e seu saxofone, as galinhas e sua coreografia garantem a diversão.

continua após a publicidade

No Teatro José Maria dos Santos, às 17 e 20 horas, o grupo Casulo BonecObjeto (SP) apresenta ?Dicotomias ? Fragmentos Skizofrê?. A peça dura 50 minutos e foca as relações entre homem e mulher por meio de metáforas criadas com bonecos, máscaras e sombras.

A Cia. Truks (SP) traz para o 16º Festival a peça ?Cidade Azul?, apresentada no Guairinha, às 15 e às 17 horas. A peça tem 50 minutos de duração e se ditige também ao público adulto. A narrativa apresenta a comovente história de um menino e uma menina que, apesar da distância de suas realidades sociais, constróem uma amizade forte, livre de preconceitos. O grupo utiliza a técnica de animação japonesa ?bunraku?, na qual a manipulação dos bonecos é feita à vista do público.

Aqueles que têm a curiosidade de conhecer as formas de manipulação do teatro de bonecos encontram seu lugar no espetáculo ?Show de Bonecos?, encenado pela Cia. Fanto Kid?s (PR), na Biblioteca Pública do Paraná, às 11 e às 15 horas. Também nesta quinta-feira (12), o grupo Anima Sonho (RS) encena ?Bonecrônicas?, às 11 e 14 horas no Teatro de Lona da Universidade Federal do Paraná, trazendo bonecos de luva e manipulação direta para realizar pequenas esquetes de humor.

continua após a publicidade

Programação paralela

A exposição ?Bonecos ? Criador & Criaturas? trata da vida de um marionete que passa por três aspectos: marionetista, marionete e espectador. O público, além de assistir aos espetáculos, pode experimentar a arte de manipulação e suas diferentes técnicas. A exposição acontece no Teatro Guaíra até o dia 15 de julho, de 13h30 às 20 horas. Até o dia 13 de julho, a partir das 14 horas, na Biblioteca Pública do Paraná, haverá a oficina ?Fantolixo?. As inscrições devem ser feitas pelo telefone 41 3221-4917.

continua após a publicidade

Os ingressos para os espetáculos estão à venda na bilheteria do Teatro Guaíra. Pessoas com carteira de estudante ou com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Mais informações podem ser obtidas no site www.tguaira.pr.gov.br.