Festival de Teatro de Bonecos de Curitiba tem dez peças no fim de semana

Mais de 5 mil pessoas já assistiram aos espetáculos do 16º Festival Espetacular de Teatro de Bonecos de Curitiba, realizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra. Quem ainda não participou tem até domingo (15) para conferir os espetáculos, encenados por grupos vindos de vários Estados do País. As apresentações acontecem em diversos locais, voltados para os públicos infantil e adulto, com ingressos gratuitos ou a preços populares, e trazem consigo um mundo de fantasia e emoção.

Durante toda essa semana, os espaços culturais foram invadidos por uma platéia que busca muita diversão, além de mais conhecimento sobre a arte de manipulação de bonecos. Segundo o presidente da Associação Paranaense de Teatro de Bonecos e curador do Festival, Cauê, esta 16ª edição já extrapolou as expectativas. ?Todos os auditórios estão lotados, com pessoas ficando do lado de fora por falta de lugares?, afirma.

?A arte de teatro de bonecos vai muito além do trabalho com fantoches. É a arte de manipulação de técnicas de animação fantásticas?, diz Cauê. Quem assiste aos espetáculos se impressiona com esse universo mágico e múltiplo, que traz máscaras, objetos e diversas técnicas, como sombra, luva e marretes, além da encenação dos atores, que dividem a cena com os bonecos e criam um espaço de interatividade com a platéia.

?Levei minha neta a dois espetáculos e fiquei encantada com as histórias, que nos fez voltar no tempo. É emocionante?, afirma Jocélia Ferreira, 63 anos. Para Felipe Lima, 26 anos, o evento ?encanta pela leveza, e conscientiza por trazer situações do cotidiano muitas vezes difíceis, como o preconceito, das quais não nos damos conta e que, talvez, aconteçam só por nossa causa?.

Segundo o curador, algumas dramaturgias são fortes, outras, experimentais. ?Um dos objetivos do festival é mostrar como anda o teatro de bonecos no Paraná e no Brasil. Além disso, também é possível detectar o que é preciso trabalhar ainda mais para aperfeiçoar a técnica?, afirma. ?Se este ano foi um sucesso, a tendência é só melhorar?, completa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo