Foto: Site Oficial da ACCIJB |
Técnicos japoneses da cidade de Hamamatsu virão montar as pipas gigantes e treinar as equipes brasileiras para juntos fazerem a soltura delas no dia do evento. continua após a publicidade |
No dia 28 de Junho de 2008 o céu do Parque Ecológico do Tietê será enfeitado com as pipas coloridas trazidas diretamente da cidade japonesa de Hamamatsu, oferecidas pela prefeitura da cidade para a Associação para Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil para realização deste festival, evento em São Paulo para comemorar os 100 anos da imigração japonesa no Brasil.
Serão pipas gigantes medindo cerca de três metros de altura sendo necessárias várias pessoas para a soltura de cada uma delas. Com técnica secular, o papel e as varetas de bambu são cuidadosamente escolhidos, as cordas artesanalmente confeccionadas e toda a pintura é feito à mão.
Na cidade de Hamamatsu, o festival de pipas acontece anualmente durante o feriado do "Golden Week", entre os dias 3 e 5 de maio, onde dezenas de pipas gigantes colorem o céu e mobilizam a população local, inclusive com participação cada vez maior de brasileiros que lá residem.
Conta a lenda que o festival originou-se há mais de quatro séculos, quando o senhor feudal do Castelo de Hikuma (atualmente conhecido como Castelo de Hamamatsu) celebrou o nascimento de seu primeiro filho empinando uma grande pipa com o seu nome para reverenciar e pedir proteção e prosperidade aos céus.
Neste ano em que comemoramos o centenário da imigração japonesa no Brasil, a cidade de São Paulo irá se encantar com mais este evento tradicional, familiar e de beleza plástica singular. As pipas são de cultura universal, mas o Festival de Pipas de Hamamatsu, além da diversão e encantamento que normalmente proporciona aos participantes, evidenciará aspectos importantes da cultura milenar japonesa como a importância do trabalho em equipe, a realização de esforços integrados para o sucesso em conjunto, o compromisso com a eficiência e a qualidade das ações individuais e coletivas na obtenção de resultados, e o sentimento de pertencimento e associativismo.