O 9.º Cine PE – Festival do Audiovisual realizou a cerimônia de premiação no Centro de Convenções de Pernambuco, ontem. O grande vencedor da noite foi o documentário paulista Do luto à luta, de Evaldo Mocarzel, vencedor de sete prêmios, entre eles, melhor filme e melhor direção.
Entre os curta-metragem premiados destaque para dois paranaenses: Visita íntima, de Joana Nín (melhor documentário na categoria curta 35mm), e Quando Jorge foi à guerra (melhor roteiro e direção na categoria curta -16mm). Além de melhor curta, Visita íntima recebeu o Prêmio Aquisição Canal Brasil, junto com O mundo é uma cabeça (PE).
Segundo a produtora e pesquisadora de Visita íntima, Sandra Nodari, o Canal Brasil comprou o direito de transmissão do curta. ?Agora, quando eles vão passar eu não sei?, comentou. O documentário conta a história de mulheres que conheceram seus maridos na Penitenciária Central do Estado, em Piraquara. Diferente das convencionais, Visita íntima é uma história de amor. Segundo Sandra, a maioria das mulheres mostradas no filme encontrou o marido na penitenciária. Vivido em condições especiais, muitas mulheres mantêm relacionamentos estáveis com presidiários. Sem entrar de fato no cárcere, o filme mostra a vida dessas mulheres do lado de fora dos muros do presídio. Desde o início, a intenção de Sandra e Joana foi transformar o filme em um longa-metragem. Essa primeira versão virou curta por não terem conseguido patrocínio para prolongar o filme. A Petrobras acabou investindo como curta e a dupla aceitou a oportunidade. Tanto diretora quanto produtora acreditam que com os prêmios e a divulgação que será feita após a mostra em festivais, o filme conseguirá incentivo para ser rodado em versão longa. Ainda não existe uma previsão para a chegada das fitas nos cinemas e locadoras.
Durante a cerimônia estavam presentes os prefeitos de Recife, João Paulo (PT) e de Olinda, Luciana Santos (PCdoB), além dos atores Antônio Pitanga, Betty Faria e Max Fercondini. (D.S.T.)
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)