Festival de música agita Maringá

Já tradicional no calendário de Maringá, na região noroeste do Estado, o Festival de Música de Maringá (Femucic) chega a sua 31.ª edição. O evento, que acontece entre os dias 20 e 23 de maio, é realizado pelo Sesc PR, entidade integrante do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac e promete trazer música da melhor qualidade para Maringá.

Esse ano foram 660 inscrições provenientes de 16 estados brasileiros. De acordo com os organizadores do festival, foram selecionadas 52 músicas que serão apresentadas ao público nas quatro noites do festival, alternando canções e músicas instrumentais, desde baião, maracatu, samba e música caipira, dentre outros estilos.

Para o diretor do Sesc de Maringá, Antônio Vieira, a estreia de muitos músicos é a principal diferença da edição desse ano. “Todos que assistem os festivais esperam por coisas novas. A grande atração do Femucic 2009 são os músicos que, anualmente, se renovam em cerca de 80%. A maioria deles é estreante. Queremos tornar o músico que vem para o festival, independente de região, a grande atração do evento todo”, afirma.

Neste ano, o Femucic realizará a gravação do seu 14.º CD com o objetivo de reunir uma mostra da diversidade da música brasileira. A gravação das músicas ocorre no teatro que é já é preparado para tal finalidade. Todas as canções que são apresentadas ao público são gravadas e, após o evento, a comissão organizadora reúne-se para escolher as canções que estarão no CD.

Além da regionalidade, os critérios para escolha baseiam-se na qualidade e diversidade musical. “Tornamos o CD como uma representação de como foi o festival daquele ano. Contemplamos o CD com as músicas importantes representadas naquele no festival. Se o Femucic abre espaço para diversos gêneros, o CD também o faz”, conta Vieira.

Além das apresentações das canções selecionadas e da gravação do CD, o festival contará com uma feira de instrumentos musicais, livros, equipamentos e apresentações musicais em espaços alternativos.

Destinado aos amantes da boa música, Vieira afirma que o público que for ao festival não irá se arrepender. “Sabemos que o público do festival é mais restrito. Aqui estão todos os ritmos, é difícil ficar de fora. Além disso, ficamos extremamente felizes em receber pessoas de outros estados, é como uma grande troca de experiências que torna o festival ainda mais rico”, afirma Vieira.

Serviço

A participação do público é gratuita e os ingressos podem ser retirados no Teatro Calil Haddad (Avenida Dr. Luiz Teixeira Mendes, 2500, em Maringá). Maiores informações através do telefone (44) 3262-3232, pelo e-mail maringa@sescpr.com.br ou através do site www.sescpr.com.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna