A tradição do balé clássico, a ousadia do moderno, as experimentações dos movimentos contemporâneos, o suingue do jazz, o ritmo preciso do sapateado e a expressão da dança de rua e das danças populares entram em cena no palco do Centreventos Cau Hansen, em Joinville, a partir de quarta-feira. A partir do dia 20, o Instituto Festival de Dança de Joinville promove uma verdadeira maratona cultural e artística com onze dias de apresentações em mostras, cursos, workshops, palestras, debates, feira e espetáculos de referência no Brasil e exterior.
O Festival de Dança de Joinville abre dia 20 e prossegue até 30 de julho, em Santa Catarina, sendo prestigiado por um público de 50 mil pessoas. Este ano, as atrações são o Mazowsze Balé Nacional da Polônia, que abre o Festival, e a Raça Cia de Dança, destaque da Noite de Gala, no dia 25. O Festival reúne grupos de 16 estados do Brasil e também da Argentina. Com cerca de 4,5 mil participantes todos os anos, o Festival de Joinville chega a sua vigésima-terceira edição com referência, na edição de 2005 do Guinness Book, por ser o maior evento de dança do mundo em número de participantes.
Mas essa grande quantidade de participantes que o Festival tem atraído há mais de duas décadas é resultado de um evento que concilia mostras competitivas, mostras profissionais e uma intensa programação didática com professores renomados. São 38 cursos e três workshops num total de 1.819 vagas. Além disso, o Festival promove um dia especialmente dedicado para estimular e aprimorar a formação de estudantes e profissionais.
Além das oito noites de Mostra Competitiva, o evento também promove o Meia Ponta Mostra Competitiva, com três tardes para as apresentações infantis, e a Mostra de Dança Contemporânea, com grupos profissionais convidados. Durante o dia, o Festival promove os ensaios e a programação didática e à noite, as apresentações.
Para a edição de 2005, o Instituto Festival de Dança recebeu a inscrição de 608 grupos e de 1.806 coreografias. Após a seleção feita pelo Conselho Artístico e das confirmações das inscrições, o evento será promovido com a participação de 196 grupos, que apresentarão 255 coreografias na Mostra Competitiva e no Meia Ponta. A Mostra Contemporânea terá a apresentação de oito coreografias, de cinco grupos.
Além dos palcos do Centreventos, que inclui o Teatro Juarez Machado e o da Feira da Sapatilha, o Festival de Dança promove apresentações ao ar livre em praças, empresas, hospitais, associações de moradores, shoppings centers, ancionato e escola de portadores de necessidades especiais.
Noites Especiais
As Noites Especiais já fazem parte da história do Festival de Dança de Joinville. Todos os anos, duas noites são reservadas para companhias e grupos profissionais do Brasil e do exterior.
No encerramento do evento, no dia 30, ocorre a Noite dos Campeões, com início às 19h, que também é considerada uma noite especial por reunir numa única programação os grupos premiados nos três primeiros lugares de cada gênero e categoria. Nesta noite também se apresentam os Medalhas de Ouro da edição anterior: Ariadne Okuyama B. Ferreira, da Escola de Ballet Inês Amaral, de São Bernardo do Campo (SP), e Daniel Henrique Camargo, da Escola de Dança do Teatro Guaira, de Curitiba (PR).