Conhecido no Brasil e no exterior como um dos mais belos destinos de ecoturismo, Bonito, será pela quinta vez consecutiva, palco para o Festival de Inverno, que trará alguns dos melhores representantes da cultura do País. Serão shows de música popular, clássica e instrumental, espetáculos de teatro, dança, exposições, artes plásticas, cinema e vídeo que devem atrair turistas de todas as partes do Brasil.
O Festival de Inverno de Bonito 2004 será entre os dias 17 e 24 de julho, e acontecerá em vários locais na cidade ao mesmo tempo. Os turistas e o povo sul-matogrossense terão a oportunidade de ouvir grandes nomes da música popular brasileira, como Paulinho da Viola e Elba Ramalho.
Além da cultura, alguns debates estão programados para discutir temas como A Sustentabilidade no Ecoturismo e A Capacitação Profissional do Ecoturismo e Perspectiva do Mercado de Trabalho.
Festivais anteriores
O festival acontece desde julho/2000. Artistas do Brasil todo já passaram por lá como Ney Matogrosso, Fernanda Porto, Zé Ramalho, Cordel do Fogo Encantado, Pia Fraus, Grupo Lume, e muito outros. Além de cultura, o Festival também realiza seminários e fóruns de debates sobre temas relacionados ao meio ambiente.
Em 2000 foram realizadas 91 atividades com 230 artistas; em 2001, 100 atividades com 400 artistas; em 2002, 63 atividades com 180 artistas e em 2003, 88 atividades com 437 artistas. Mais de 100 mil pessoas passaram pelas edições anteriores do evento, e a perspectiva é que esse ano 50 mil pessoas participem do Festival.
Nos últimos dois anos o governo estadual destinou mais R$ 18 milhões para a execução de políticas culturais e para produção cultural, financiando projetos de produtores e de artistas. O foco central das ações e projetos tem sido a inclusão social através da cultura e o resgate de valores e referências históricas ligadas, em grande parte, à diversidade dos grupos étnicos e culturais que compõem a população do Estado.
Para isso, espaços foram adaptados e criados para comportar o público de maneira confortável. Grandes lonas de circo para eventos que necessitem de espaços fechados; palco para shows; espaços para exposições; cinema ao ar livre, são alguns dos formatos dos eventos dentro do festival.