lapa080305.jpg

As projeções ao ar livre serão em frente
ao Pantheon dos Heróis.

continua após a publicidade

Depois de haver sido palco para inúmeros episódios marcantes da vida real e cenário de filmes, curtas e longas metragens, a histórica cidade da Lapa, a 70km de Curitiba, sediará, a partir desta quarta-feira (até domingo, dia 13), o I Festival de Imagem. A iniciativa é do Instituto Histórico e Cultural da Lapa – IHCL, com o propósito de mostrar o que de melhor está sendo produzido no Paraná em termos de audiovisual.

Projeto-piloto

?Esta promoção representa o projeto-piloto de uma idéia destinada a também transformar a Lapa em referência nacional de grandes festivais de cinema e audiovisuais? – explica Maria Inês Borges da Silveira, presidente do IHCL e líder da equipe organizadora do evento, formada por Antônio Carlos Domingues, presidente da Avec, Guilherme Peraro (produção executiva) e Caio Júlio Cesaro (curadoria), os dois últimos da Mostra Londrina de Super-8.

A legendária cidade, um dos principais pólos de turismo histórico e cultural no Paraná, tem tudo para isso. Tanto que é costumeiramente usada como locação para a produção de documentários, filmes e comerciais, como na recente reconstituição cinematográfica da odisséia dos tropeiros, responsáveis pela colonização do sul do País.

?A partir dessa constatação, nada melhor do que apresentarmos à comunidade local, estadual e até nacional o resultado desses trabalhos?, salienta Maria Inês.

continua após a publicidade

Viabilizado graças à Lei Rouanet de incentivo à cultura, o I Festival de Imagem da Lapa tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e da Potencial Petróleo, com o apoio da UFPR, Governo do Estado, Prefeitura da Lapa e Faculdade Educacional da Lapa – Fael.

Cartazes consagrados

Entre as atrações previstas para o festival, destacam-se os longas O preço da paz, ganhador de vários ?kikitos? no Festival de Gramado e que também teve várias cenas filmadas na Lapa, e Querido estranho, com o ator e diretor Daniel Filho.

continua após a publicidade

Na relação dos curtas, estão Visionários, vencedor de mais de dez prêmios nacionais e que foi selecionado para o Festival de Clermant-Ferrand (França), considerado o maior certame de curta-metragens do mundo; Encontro, também vencedor de mais  de vinte troféus; e, especialmente, Paisagem de meninos, sobre a infância do artista paranaense Poty Lazzarotto, inteiramente rodado na Lapa.

Projeções

ao ar livre

Outra atração do I Festival de Imagem da Lapa serão os locais das exibições. As projeções ao ar livre ocorrerão em frente ao Pantheon dos Heróis, sempre as 20h. Já as apresentações dos curtas-metragens, às 16h30 (filmes em 16mm e vídeos) e às 18h30 (filmes em 35mm), terão lugar no Theatro São João, o mais antigo do Brasil, em estilo elisabetano, construído em 1876 e recentemente restaurado. Também serão no Theatro São João as sessões de curtas-metragens exclusivas para as crianças das escolas públicas do município. A entrada será franca em todas as sessões.

Eventos  paralelos

Além da exibição de filmes e vídeos, serão realizadas, de 7 a 13 de março, na Faculdade Educacional da Lapa, oficinas de fotografia e vídeo, ministradas por professores da Universidade Federal do Paraná. Paralelamente, acontecerá o Congresso de Audiovisual do Paraná, no sábado 12/3, a partir das 10h30, tendo como local a Escola Dr. Manoel Pedro. Composto de painéis, a par do congraçamento dos produtores de cinema e vídeo do Paraná, o certame abrirá espaço para que escolas, emissoras de TV e entidades do setor exponham idéias e planos para 2005.

Programação

Cinema da Praça (Pantheon)

Dia 9/3 – quarta-feira:

20h – Abertura do I Festival de Imagem da Lapa. Exibição do curta-metragem Paisagem de meninos, de Fernando Severo, e do longa Onde os poetas morrem primeiro, longa de Willy e Werner Schuman.

Dia 10/3 – quinta-feira:

19h30 – Homenagem à atriz Lala Schneider, com o curta Vovó vai ao supermercado.

20h00 – Caminho dos sonhos, longa de Lucas Amberg.

Dia 11/3 – sexta-feira:

20h00 – O preço da paz, longa de Paulo Morelli.

Dia 12/3 – sábado:

20h00 – Querido estranho, longa de Ricardo Pinto e Silva.

Dia 13/3 – domingo:

19h30 – Vídeo produzido pelos alunos da Oficina de Produção de Curta-Metragem em Vídeo.

20h00 – Conexão Brasil, de Talício Sirino.

Theatro São João

De quinta-feira a domingo:

10h00: Mostrinha – exibição do longa Os Xeretas

16h30: Mostra de filmes curtas-metragens 16mm

18h30: Mostra de filmes curtas-metragens  35mm