Devido à grande procura de músicos de todo o País, as inscrições para o II Festival Curitiba no Choro foram prorrogadas até o dia 5 de fevereiro. O evento, uma iniciativa do Clube do Choro de Curitiba, é aberto à músicos do Brasil inteiro e tem como principais objetivos incentivar a composição e o desenvolvimento do choro, divulgar a produção dos compositores contemporâneos e popularizar o gênero.
Nesta edição serão aceitos somente choros instrumentais (choro em seu conceito mais amplo, incluindo polcas, maxixes, valsas, etc.). As composições deverão ser inéditas e originais e cada participante poderá inscrever somente um choro.
O regulamento e as fichas de inscrição estão sendo disponibilizadas no site www.festivalcuritibanochoro.com.br. Após o encerramento das inscrições, um comitê irá avaliar as composições e classificar doze candidatos que disputarão uma eliminatória no dia 23 de abril, em Curitiba, em local a ser definido.
Cinco candidatos escolhidos pelo júri vão disputar a final no dia 24, que vai premiar os três primeiros colocados com prêmios em dinheiro de quatro mil reais, dois mil reais e um mil reais, respectivamente para o primeiro, segundo e terceiro colocado. Além da premiação será oferecida uma ajuda de custo aos doze concorrentes classificados.
O violonista João Egashira, que faz a direção artística ao lado do flautista Gabriel Schwartz, comenta que o Festival é consequência de um amadurecimento das atividades promovidas pelo Clube do Choro de Curitiba e que o objetivo principal é estimular e movimentar as pessoas para a criação do choro.
“A composição é a forma de perpetuar o gênero. Além de reverenciar os grandes chorões consagrados, para termos uma continuidade da história do choro é necessário compor. Assim, colocamos elementos da nossa época no que já é consagrado”, finaliza.
Serviço
II Festival Curitiba no Choro.
Inscrições abertas até o dia 5 de fevereiro. Formulário de inscrições e regulamento podem ser obtidos no site www.festivalcuritibanochoro.com.br.