Cidade de Antonina está em contagem regressiva para o início do 15.º Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Serão oito dias com pelo menos cinco espetáculos gratuitos por dia, 79 oficinas artísticas e milhares de visitantes, entre eles, estudantes, artistas e curiosos que do dia 9 a 16 de julho, transformarão a cidade na capital paranaense da cultura. A agitação não fica só por conta dos turistas, segundo o secretário da Cultura de Antonina, Rafael Camargo, a cidade toda se volta para o festival. ?A convivência com os artistas e estudantes, e as discussões sobre novas linguagens culturais atrai o antoninense à interagir com o público?, afirma.
A programação do evento prevê 45 oficinas infantis e 34 para os adultos. O calendário dos shows não está fechado, contudo, conta com a tradição de quinze anos de sucesso. Segundo a coordenadora de oficinas da UFPR, Tânia Blonfineld, para essa edição são oferecidas oficinas de aprimoramento abertas para quem já possui conhecimento de determinada arte. Uma delas é a oficina de videoinstalação. Sua proposta é de experimentar as possibilidades da imagem e do objeto no espaço usando procedimentos contemporâneos. O artista plástico Marcelo Gobatto será o ministrante. As demais categorias são: acima de quinze anos, educação e arte, e educação especial. Para os maiores de quinze anos as oficinas de curta em vídeo, tecelagem, bijuterias em cerâmica e fotografia já estão com as inscrições esgotadas. ?Algumas oficinas são poderosas, a de curta em vídeo é sempre a primeira a fechar o quadro de inscritos?, disse Tânia. Para ela, as opções agradam a todos os tipos, ?nós abrangemos quatro linguagens artísticas diferentes (dança, música, educação e arte), oficinas como a de tambor são a maior festa. Os alunos se juntam à noite e fazem aquele barulho?.
Na categoria educação especial o festival dá oportunidade para as crianças da Apae interagirem com o público através da música e da expressão corporal. A inscrição para qualquer oficina está aberta até o dia 5 de julho, 60% são oferecidas gratuitamente.
Festival de Antonina
Com uma população de 16 mil habitantes, a cidade é o palco do festival há 15 anos ininterruptamente. Sua programação é referência para acadêmicos e artistas em todo o País. A característica fundamental é sua diversidade de linguagens que compõem um panorama da produção contemporânea. Anualmente são ofertadas em média 2 mil vagas em oficinas gratuitas. Vale lembrar que a movimentação dos cursos vai além do festival.
Alguns projetos associados da UFPR atuam antes e continuam após seu término. Entre o público das oficinas e os turistas a expectativa é de que 50 mil pessoas visitem a cidade.
Serviço: Programação, inscrições e mais informações podem ser obtidas no site: www.proec.ufpr.br/festival2005