O primeiro capítulo do Litercultura Festival Literário de Curitiba acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 29 e 30 de maio no Teatro Paiol e tem como tema Cultura e Futebol, contando com três paineis. Em sua segunda edição, o festival será dividido em quatro capítulos ao longo do ano de 2014, na deliberada missão de conectar a literatura com as várias linguagens da arte. Este primeiro capítulo está inserido na Semana Cultural da Fundação Cultural de Curitiba.

continua após a publicidade

Às vésperas do início da Copa do Mundo da Fifa, no dia 29 o crítico e poeta espanhol Adolfo Montejo Navas e o jornalista inglês e comentarista esportivo Tim Vickery compõem a mesa “Futebol e cultura: da história real e do mito”,na qual debatem a cultura do futebol no Brasil. Tim vive no Brasil e é correspondente de futebol sulamericano para a rede BBC de Londres. Adolfo também reside no Brasil há 14 anos e atua como correspondente da revista de arte internacional Lápiz, além de colaborar para veículos locais como o jornal de crítica K de São Paulo.

No dia 30, acontece a exibição do documentário “Dossiê 50 – comício a favor dos náufragos”, do jornalista Geneton Moraes Neto, que trata dos 11 jogadores brasileiros que disputaram a final da Copa do Mundo em 1950, seguido de bate-papo com o autor. Geneton trabalha na Rede Globo de Comunicação desde 1985 e já atuou como editor do Jornal da Globo e do Jornal Nacional, correspondente do canal Globonews e do jornal O Globo na Inglaterra, além de repórter e editor-chefe do programa dominical Fantástico. Na mesma data, o bate-papo “O futebol como personagem de romance” apresenta a obra aclamada pela crítica “O Drible”, do ficcionista, crítico literário e jornalista Sérgio Rodrigues. Sérgio, que em 2011 ganhou o Prêmio Cultura do Governo do Estado do Rio pelo conjunto de sua obra, contará um pouco de sua experiência, que inclui a atuação nos principais veículos de imprensa brasileiros como como Jornal do Brasil, Folha de S.Paulo, O Globo e TV Globo.

O Litercultura tem direção geral de Manoela Leão e curadoria de Mário Hélio Gomes. Este ano, o festival tem patrocínio da Volvo e do Banco Itaú. Toda a programação do festival literário é gratuita.

continua após a publicidade

Sobre o Litercultura

O Litercultura aconteceu pela primeira vez em 2013, em Curitiba. Trata-se de um festival de literatura com ênfase na leitura, não se limitando a ser uma festa ou uma feira. Pelos palcos do Litercultura passaram escritores, atores, músicos, tradutores, jornalistas e pessoas interessadas no ato de ler. Alberto Manguel, Ana Maria Machado, Chico César, Cristóvão Tezza, Gonçalo M. Tavares, Miguel Sanches Neto, Sílio Boccanera e vários outros estiveram celebrando com os melhores leitores, o público. Site: www.litercultura.com.br I Facebook:www.facebook.com/litercultura

continua após a publicidade