A cidade de Corumbá, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, vai abrigar de 17 a 25 de setembro o Festival América do Sul. Serão nove dias de evento com uma extensa programação que vai englobar apresentações artísticas como música, cinema, teatro, dança e artes visuais , além de painéis e seminários que vão discutir questões voltadas ao meio ambiente, cultura, turismo e integração do continente.
Entre as atrações musicais já confirmadas são Fito Paez, Milton Nascimento, Paiko (banda de rock do Paraguai), Jorge Aragão, Marcelo D2, Alceu Valença e Almir Sater. O festival também vai abrigar a mostra multimídia sobre a obra de Cândido Portinari, e exposição da Fundação Pablo Neruda em homenagem ao centenário de nascimento do escritor.
Companhias de dança e teatro do Paraguai, Chile, Argentina, Bolívia e outros países sul-americanos vão se apresentar nas ruas e praças de Corumbá. Também serão homenageadas personalidades significativas da história política e cultural do continente. A realização do Festival América do Sul é do governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura de MS. O festival é patrocinado pelo Banco do Brasil .